Search

Nova usina solar da Copel no centro do estado entra em operação

copel solar economiapr
Foto: Divulgação

A usina solar Segredo, construída pela Copel em Reserva do Iguaçu, no centro do Paraná, começou a operar neste domingo, dia 23. Parte do programa Copel Solar, que proporciona economia de até 15% na conta luz a partir de créditos da geração fotovoltaica, a instalação possui capacidade de geração de 6,7 MWp (megawatt-pico) e vai atender a 350 clientes. Ao longo do ano, a unidade deverá produzir 13,4 GWh (gigawatts-hora).

A Copel Solar é um novo modelo de negócios da empresa, pelo qual os clientes podem adquirir créditos de energia gerada pela usina solar. A Copel instala e opera as unidades geradoras, ao passo que os clientes assinam contratos para utilizar os créditos, resultando em economia nos custos de energia.

Para o diretor de desenvolvimento de negócios da Copel, Cassio Santana da Silva, a iniciativa combina inovação por parte da companhia com benefícios aos clientes.

“Com o programa, damos aos clientes a oportunidade de consumir energia limpa, renovável, e ainda economizar na conta de luz”, frisa. 

Tecnologia otimiza a geração de energia

Localizada próximo à Usina Hidrelétrica Gov. Ney Braga (Usina de Segredo), em Reserva do Iguaçu, a nova usina solar é formada por 9.720 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e ocupa uma área de 11 hectares, equivalente a dez campos de futebol. Além disso, 90 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.

Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada.

Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de negócios de gás natural, biomassa, serviços e inovação da Copel, explica que, além da economia e praticidade, o consumidor não precisa fazer nenhum investimento e o serviço não tem fidelidade.

“Os clientes podem economizar até 15% nos gastos com energia sem precisar investir em painéis solares. E contam com a segurança e a confiança do serviço prestado pela Copel.”

Inicialmente, o programa está disponível para clientes comerciais do grupo B com contas mensais superiores a R$ 400,00 e que não utilizem sistemas de compensação de energia como módulos fotovoltaicos em telhados. As adesões estão sujeitas à disponibilidade, conforme novas usinas são implantadas pela Copel.

Além da usina em Reserva do Iguaçu, a Copel recentemente inaugurou uma unidade solar fotovoltaica em Sarandi, no Norte Central do Paraná, marcando o início da geração de energia na Copel Solar.

Compartilhe

Leia também

produtos natalinos economiapr

Produtos natalinos registram inflação de 3,94% no PR

mapeamento nutrigenetico economiapr

Clínica traz mapeamento nutrigenético de modo inédito para Curitiba

patente para invencao economiapr

Tecpar recebe carta patente para invenção de processo industrial