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Como esse hub de design está projetando um ecossistema de experiências em Guaratuba

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Foto: Orgânica

Uma grande construção branca na encosta de um morro sobre o mar de Guaratuba. O casarão, que leva a assinatura do arquiteto curitibano Lolô Cornelsen, é um marco histórico na região. Construído na década de 80 pela família Pedrosa, o casarão estava fechado desde 2015.

Em maio do ano passado, porém, após reformas e um longo processo de revitalização, o imóvel ganhou uma nova vida e propósito: servir como showroom-conceito para casas de férias.

O projeto Casamar se tornou um hub de design, cujo objetivo é inspirar outros profissionais e transformar o conceito de experiências para hóspedes.

O Economia PR Drops conversou com a designer de interiores, especialista em casas de férias e CEO da Casamar, Priscila Poli, para saber mais desse projeto e seus impactos na região. Confira:


Como surgiu a ideia de transformar um casarão histórico em um hub de design de interiores em Guaratuba?

Priscila: A ideia nasceu de um desejo de preservar e valorizar a história e a cultura de Guaratuba. Nos sentimos realmente lisonjeados, não só pela casa, pelo local que ela está, mas por ser um ponto histórico da cidade. Não tem quem vá a Guaratuba, ou que tenha qualquer história por lá, e não conheça aquela casa branca no morro ou saiba de alguma lenda que a envolva. Eu pensei: “poxa, nós temos um bem tão precioso aqui”. Trazer a Casamar para o casarão foi uma forma de enobrecer o local. Como tudo que eu faço e falo, a minha marca não é para beneficiar só a mim, meu time e meus clientes. O nosso objetivo é sempre ajudar a comunidade. E essa casa eu vi dessa forma. Então, enquanto a gente criou um espaço que inspira e promove a inovação e o design, nós também vimos uma oportunidade única de unir essa tradição e modernidade, criando esse ambiente onde profissionais do design pudessem se reunir, trocar ideias, encontrar inspiração, mas também que as pessoas da região pudessem usufruir desse espaço. Tanto que várias pessoas que sobem lá me falam: “Nossa, meu sonho era subir nessa casa.” As pessoas têm histórias pra contar do local. Foi uma união de coisas boas e que nos dão cada dia mais orgulho de estar lá.

Quais os principais serviços e diferenciais da Casamar?

Priscila: Nosso principal diferencial é fazer do primeiro desenho ao primeiro jantar. E esse método é exclusivo de Casamar. Ele é todo baseado nos diferenciais de um atendimento altamente personalizado, com um compromisso inquestionável com a experiência do cliente, com a qualidade, com a durabilidade do produto. Outro diferencial é a utilização de tecnologia em nossos projetos: temos aplicado muita inteligência artificial e automação nos nossos produtos. Temos tecnologia desde a hora do cliente fazer um agendamento sozinho e ferramentas que nos facilitam na hora de tirar medidas – que já ficam todas digitalizadas -, até coisas que potencializam o render para que o cliente tenha uma visão realista na hora de comprar o projeto, evitando que lá na frente ele seja frustrado.

Qual o balanço do empreendimento neste primeiro ano de atuação?

Priscila: O primeiro ano de atuação foi extremamente positivo. Quando analisamos os números, as formas de atendimento e como tudo foi feito, os resultados foram surpreendentes. Era como começar do zero: uma marca nova, um lugar novo, pessoas novas. Mesmo com a equipe que já estava comigo, quadruplicamos nosso número de funcionários. Saímos de quatro para dezesseis. Tínhamos plena consciência do desafio, e nossos líderes, como o Mauro, gerente de projetos, e o Leo, gerente de montagem, também entenderam e aceitaram esse passo. Apesar das dificuldades iniciais, conseguimos estabelecer a marca no mercado de forma rápida. Atraímos uma clientela diversificada, expandimos nosso atendimento para além de Guaratuba, chegando a mais pessoas em Curitiba e outras cidades com nossos projetos. Conquistamos reconhecimento pelo nosso trabalho, aparecendo em grandes matérias e cases importantes. E a gente percebe inclusive essa força da marca nas redes sociais. Ao avaliarmos tudo isso, consideramos um grande sucesso. Nos sentimos preparados e realizados por termos feito a coisa acontecer e por termos superado as expectativas.

Como você enxerga a contribuição do Casamar para o cenário de design do litoral paranaense?

Priscila: Eu enxergo uma contribuição imensa. Nós com certeza mudamos o cenário do mercado na região. Sentimos, por exemplo, que as próprias lojas de móveis, escritórios de arquitetura e marcenarias muitas vezes se espelham em nós. Desde os vídeos que fazem, até a maioria que hoje faz stories mostrando o atendimento ao cliente, o modo como embalam um produto, servem um café diferenciado. Então, nos sentimos uma inspiração para as empresas locais. Falando em design do litoral do Paraná, nossa maior contribuição é mostrar o valor das casas de férias para as pessoas. Mesmo que passemos apenas um dos doze meses do ano nas nossas casas de férias, são trinta dias intensos, onde fazemos tudo que gostamos. Então nossa contribuição é também mostrar que vivemos momentos importantes ali, que criamos memórias naquelas casas e a importância de montar aquele espaço da maneira que mais gostamos.

O que motivou a criação do Tour Cultural e como ele foi recebido pelos visitantes?

Priscila: A criação do tour foi motivada pelo desejo de compartilhar a história e a beleza arquitetônica do Lolô e do local onde a casa está situada. Toda a história da família, a reforma, as pessoas poderem vivenciar esse antes e depois da casa… A gente realmente queria de fato oferecer aos visitantes uma experiência imersiva. Hoje, no tour, o visitante é recebido por alguém que vai contar a história, mostrar todas as lendas, falar da Priscila, e contar sobre a família Pedrosa. Além disso, estamos criando um vídeo para enriquecer essa experiência. Queremos que a pessoa chegue, entre numa sala de cinema, e depois saia conhecendo a casa com uma compreensão mais profunda, aprendendo algo novo.Nós queremos combinar cultura, história e design, sempre conectando essas três áreas.

Quais são os planos futuros para o Casamar em termos de expansão ou novos projetos?

Priscila: Estamos com um planejamento de expandir a Casamar. Confesso que ainda estamos pensando em como fazer, se será por meio de uma rede de franquias ou de outra forma, mas estamos chamando isso de coleções de casas de férias. Tenho pensado muito e será algo muito seleto, no máximo dez lojas no Brasil, em lugares bem específicos. Essas lojas seguirão tudo que a Casamar segue: serem espaços icônicos, refúgios, completamente diferentes de uma loja de móveis comum, oferecendo uma experiência de transformação de espaços. Estamos fazendo isso com cuidado porque queremos manter a exclusividade, a qualidade ímpar e a autoridade que temos em casas de férias, zelando pelos detalhes. Esse é um plano para o futuro. Quero também criar produtos próprios, desenvolvendo novas coleções de móveis junto com nossos parceiros. Nosso plano futuro inclui outras linhas de produtos, envolvendo mobiliário, iluminação, itens de decoração e muitas novidades que virão. Além disso, queremos continuar investindo em tecnologia, estando sempre à frente, trazendo novidades, buscando inovar e oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. Em breve teremos algumas colaborações que refletirão nossa identidade e valores, com produtos que sejam resistentes e passem pelas nossas quatro chaves: segurança, qualidade, funcionalidade e design.

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