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Com faturamento de R$1 mi, Pastenina inicia processo de franquias

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Foto: Divulgação

Maior roedor do mundo, a capivara, se tornou mascote da cidade de Curitiba em 2013, após virar meme nas redes sociais. Desde então, o comércio local adotou o animal em seus produtos, com destaque para o pastel em formato de capivara – carinhosamente chamado de “Capistel”, que se tornou um dos principais atrativos turísticos da região.

Quem contribuiu para essa conquista foram os amigos Alysson Wiinsch e Robson Pawlak, fundadores da Pastenina, uma das lanchonetes mais tradicionais da capital paranaense. Decididos a homenagear a cidade, a dupla lançou uma versão diferenciada do pastel durante o aniversário de Curitiba, em março de 2023. De lá pra cá, o prato se tornou marca registrada da casa, com mais de 1000 unidades vendidas apenas em janeiro deste ano.

“Curitiba tem hoje uma das maiores populações de capivaras do Brasil, com quase 200 animais vivendo livres nos parques. Por isso colocamos o capistel no cardápio, para mostrar aos turistas uma maneira divertida e saborosa de conhecer a história da nossa cidade. Mas o sucesso foi tanto que decidimos não apenas incluir de forma definitiva no cardápio, mas fazer dele o nosso principal produto”, explica Alysson.

Atualmente, a marca conta com mais de 20 sabores doces e salgados, além de opções veganas, e quer transformar o “capistel” em patrimônio brasileiro. De acordo com os fundadores, o plano é tornar o prato famoso em todo território nacional, e criar ainda adaptações regionais, observando as culturas e características locais.

“Neste primeiro momento, traremos o capistel de pinhão, uma semente muito consumida no Paraná, mas que é incomum em pasteis. E acredito que futuramente podemos adaptar os sabores para cada estado brasileiro, quem sabe um pastel de acarajé na Bahia ou de Açaí na Amazônia?”, completa Robson.

A primeira franquia de capistel

Na missão de levar um pouco de Curitiba para cada parte do país, a dupla iniciou recentemente o processo de franchising, e transformou a Pastenina na primeira franquia de capistel do Brasil. Inicialmente estão previstas inaugurações nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, pela proximidade com a matriz e a possibilidade de melhor atendimento ao franqueado.

Os sócios desenvolveram dois modelos de franquia: o Smart, com área de até 40m², destinado a shoppings e centros comerciais; e o Standard, com espaço de até 80m², um catálogo maior de produtos (incluindo refeições), destinado a lojas de rua, que é o principal foco da expansão no momento.

“Por ter essa proposta turística, acreditamos que a rua faz muito sentido. Quando viajamos, a ideia é passear, conhecer pontos turísticos, parques, museus e o comércio local, especialmente aquele mais familiar. O shopping tem uma função muito forte no quesito vendas, devido ao número maior de pessoas, mas é na rua que a gente para, explora e se diverte”, afirma.

Em 2023, com apenas uma unidade, a empresa faturou mais de R$1 milhão e pretende superar a marca de R$1,4 milhão este ano, um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. A ideia é, através dos novos modelos e aumento de catálogo, abrir mais de 10 unidades no primeiro ano (até meados de 2025).

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