Quando se trata de varejo, a gôndola é uma parte fundamental, e muitas vezes desafiadora, para as empresas. Para reverter a falta de produtos ou de comunicação adequada com o consumidor, foi criada uma Inteligência Artificial (IA) de reconhecimento de imagem.
Nesta tecnologia, os principais objetivos incluem a facilidade de receber imagens de qualquer lugar, a análise e o processamento em algumas horas do material e uma base completa de dados que pode ser conectada a diferentes aplicações utilizadas pela empresa, o que é vital para entender o comportamento do público.
Este é um ponto crítico para o varejo físico, uma vez que este continua sendo o preferido dos consumidores brasileiros (43%), de acordo com um estudo da PwC, que reforça a preferência deles na busca de experiência e qualidade.
Assim, ao analisar o cenário interno e seus pontos de vendas (PDVs), a BAT Brasil, líder do setor, há 120 anos no país e presente em mais de 170 países, identificou que havia pontos a aprimorar em seus processos, com a otimização de recursos e aumento da efetividade das implementações em campo.
Um dos exemplos eram as impressões em diferentes tamanhos para troca de campanhas, pois não se tinha a informação do formato do PDV de cada localidade.
Durante este processo extenso de busca por soluções que integrassem o campo com as áreas internas da companhia, tinha-se um grande desafio que era integrar e analisar os mais de 155 mil PDVs em todo o Brasil com a mesma eficiência.
A estratégia da BAT Brasil foi adotar a Inteligência Artificial auto escalável, isto é, que se expande conforme a necessidade do negócio e o aprendizado contínuo da máquina.
Com foco em reduzir perdas e ser uma empresa cada vez mais sustentável, a BAT Brasil teve como aliada a Inteligência Artificial aplicada em sua operação de merchandising. Além de garantir a assertividade das implementações e melhor entendimento do seu portfólio de peças, também passou a reduzir desperdícios com compras direcionadas de materiais de comunicação.
“Nós temos que ser assertivos com o nosso consumidor no ponto de venda, porém era preciso vencermos os obstáculos antes de chegarmos a ele e, mediante essa missão, buscamos alternativas para alcançá-los de forma mais precisa”, reforça Bruna Neves, Gerente de Desenvolvimento e Inovação Logística da BAT Brasil.
Diante deste cenário, a solução de reconhecimento inteligente do varejo da Tooq Retail foi a escolhida para processar e analisar os dados dos PDVs, municiando os times internos com as informações assertivas e integrando-os para atuar de forma mais efetiva. Veja como:
- Captação das imagens via celular pelos agentes de campo e envio em tempo real pela plataforma.
- Processamento das imagens recebidas – capacidade de mais de 100 mil por dia.
- Treinamento da Inteligência Artificial para identificar e analisar os dados.
- Integração com os sistemas internos já utilizados pela BAT Brasil, sem a necessidade de implementar e treinar os colaboradores para uma nova solução.
- Infraestrutura híbrida com servidores fortes que combinam segurança e robustez.
Com o estabelecimento do reconhecimento de imagem no PDV, que tem o foco na integração das áreas internas e no conhecimento dos formatos dos pontos de vendas, a BAT Brasil passou a ter sua operação potencializada com times conectados em um processo E2E, análise de campo e informações geradas em conjunto, para que a digitalização fosse aplicada em todos os locais, deixando a execução mais veloz.
“Ao identificar e processar as imagens feitas pelos agentes em campo, os lojistas e varejistas, os times de marketing, supply chain e auditoria estão aptos para tomarem as melhores decisões e em tempo real, transformando a experiência dos stakeholders e dos clientes em única”, afirma Everson Muhlmann, CEO da Tooq Retail.
Conheça os principais benefícios e funcionalidades do reconhecimento de imagem:
- Redução de processos manuais do time interno BAT.
- Flexibilização da forma como o algoritmo de IA envia e recebe imagens.
- São mais de 100 mil processamentos de imagens por dia.
- Aprendizagem contínua: Tecnologia é treinada e está em constante aprendizado.
- Integração das áreas: Ao conectar os times em um processo E2E, a IA trouxe a visão analítica e real dos pontos de vendas, conectando-os e com uma acuracidade de 97%.
- Redução de custos: Tornando as campanhas mais assertivas, reduziu-se em toneladas as impressões e o consequente desperdício de material.
Desta forma, a BAT Brasil hoje conta com a integração das áreas de marketing (externa e interna), de supply chain e de auditoria, que recebem as informações dos pontos de vendas analisadas para tomarem a melhor decisão e criarem as campanhas mais apropriadas.
“Com isso, nosso projeto atinge seu objetivo que é aumentar a acuracidade e ampliar as ações ESG”, complementa Bruna.
Assim, a solução de reconhecimento de imagem Tooq Retail é a maior aliada para cumprir o compromisso de atender todos os clientes com eficiência. A priori está implantada em território nacional (Brasil), com possibilidade de extensão para outros países onde a BAT tem atuação, e para outras áreas da empresa.