Siga nas redes sociais

Search

Escolas estaduais de Apucarana recebem maratonas de ideação

Compartilhe

maratona ideação apucarana economiapr
Foto: Divulgação

Cerca de 330 alunos dos ensinos médio e técnico de dez escolas estaduais de Apucarana, no norte do Paraná, participaram da quarta edição do programa Conexão Jovem, que promoveu maratonas de ideação com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O propósito da ação é incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes.

As maratonas foram realizadas entre os dias 10 e 29 de junho e resultaram na geração de 58 ideias. Os alunos propuseram soluções para problemas ou demandas nas áreas de saúde e bem-estar, trabalho decente e crescimento econômico, educação de qualidade, erradicação da pobreza, ação contra a mudança global do clima, e fome zero e agricultura sustentável.

O programa é realizado pelo ecossistema de inovação de Apucarana, o Conecta Apucarana, numa parceria entre Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia) e Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Apucarana. Aproximadamente 600 alunos da cidade foram atendidos desde 2021. As dez equipes vencedoras do desafio desta edição competirão entre si no evento “Você conectado ao futuro”, em agosto, quando serão premiadas as três melhores ideias.

A embaixadora de programação do NRE de Apucarana, Dyana Grazielli Altomani Braga, explica que as escolas participantes fazem uma seleção prévia de alunos interessados e a formação de professores para as mentorias nos dias dos desafios. Os integrantes das equipes vencedoras de cada colégio ganharam cursos de prototipagem, do Senai, e de programação, do Senac.

“Além de promover o conhecimento nas áreas de empreendedorismo e inovação, o programa incentiva a criação de soluções para problemas da comunidade”, conta Dyana.

O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, explica que o Conexão Jovem usa uma metodologia de ideação por meio da abordagem educacional Cultura Empreendedora da instituição. Os alunos foram incentivados a buscar soluções para as demandas apresentadas em jornadas de oito horas de atividades. Para isso, tiveram o apoio de 42 mentores. Ao todo, foram 80 horas de trabalho.

“O objetivo principal do programa é criar uma cultura de inovação na cidade, começando pelos jovens, que se preparam para empreender ou buscar uma vaga no mercado de trabalho”, conta Cunha.

O presidente do Conecta Apucarana e da Acia, Wanderlei Faganello, ressalta que, a cada ano, o programa engaja mais escolas. Segundo ele, a intenção é levar as ações para as escolas municipais e trabalhar a inovação com a educação de base.

“É importante dizer que não estamos falando só de eletrônicos e aplicativos, mas de soluções para a comunidade, que envolvem pessoas, saúde, segurança”, destaca.

Compartilhe

Leia também

espm curitiba economiapr

ESPM amplia processo seletivo de graduação e chega a Curitiba

investir startups economiapr

Sete razões para considerar o investimento em startups

tecnologia de vacuo economiapr

Tecnologias de vácuo e ar comprimido agora podem ser locadas pela indústria

Receba notícias no seu e-mail