Siga nas redes sociais

Search

Pioneira em microverdes em Foz do Iguaçu comemora um ano

Compartilhe

microverdes verdin economiapr
Foto: Divulgação

A Verdin, primeira empresa de Foz do Iguaçu especializada no cultivo de microverdes, celebra seu primeiro aniversário neste mês de julho. A empresa nasceu do sonho de sua fundadora, Franciani Pires da Silva, que, apesar de ser servidora pública, sempre teve o desejo de empreender com propósito. 

Ao longo dos anos, ela vinha pesquisando um nicho de mercado que viesse ao encontro desse sonho. E foi durante sua participação no evento Startup Garage, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) em parceria com o Sebrae, em 2022, que ela teve a ideia inicial: uma horta vertical indoor para fornecer produtos frescos e cultivados sem agrotóxicos.

Após pesquisas de mercado e da sua participação no Empretec, do Sebrae, a ideia amadureceu, e Franciani identificou a demanda por microverdes em Foz do Iguaçu, especialmente entre chefs de cozinha que buscavam produtos frescos e cultivados localmente para a finalização de pratos. Além disso, ela percebeu a oportunidade de atender também ao público em geral, oferecendo uma opção prática, nutritiva e saudável para o dia a dia.

Hoje, a Verdin atua em duas frentes: fornecendo microverdes para restaurantes, hotéis, supermercados, empresas de buffet e outros estabelecimentos, e atendendo o consumidor final com um clube de assinatura que entrega os produtos frescos em casa.

“O nosso catálogo de produtos já conta com 11 tipos de microverdes, e a intenção é ampliar ainda mais a gama de opções”, afirma Franciani.

Além disso, recentemente, a Verdin firmou parceria com a Flores Comestíveis Londrina, ampliando seu portfólio com flores comestíveis orgânicas e naturais, ideais para decorar e enriquecer pratos salgados e doces.

“Esta também era uma demanda dos chefs, pois as flores comestíveis agregam ainda mais beleza aos mais variados tipos de pratos. Além disso, podem ser utilizadas para a decoração de bolos e doces para festas”, acrescenta a empresária. 

A Verdin é a representante comercial exclusiva da Flores Comestíveis Londrina em Foz do Iguaçu e região.

O que são microverdes

Os microverdes são a versão jovem de diversas hortaliças, colhidas logo após a germinação, quando as primeiras folhas verdadeiras se desenvolvem. Apesar do tamanho pequeno, esses vegetais têm altíssima concentração de nutrientes, muitas vezes superando em dezenas de vezes o valor nutricional de suas versões adultas.

Dessa forma, o consumo dos microverdes é uma opção prática para quem deseja obter uma alimentação mais saudável, especialmente no que se refere ao consumo de vegetais. Isso porque, em uma porção muito pequena, já é possível suprir as necessidades nutricionais diárias do nosso organismo.

Ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos, os microverdes oferecem uma série de benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção de doenças crônicas e o envelhecimento precoce, a melhora da digestão, o aumento da energia e disposição, e a promoção da beleza da pele e cabelos.

Além dos benefícios para a saúde, os microverdes são extremamente versáteis na culinária, podendo ser utilizados em saladas, sanduíches, sopas, sucos, massas, carnes, smoothies e diversos outros pratos, agregando sabor, textura e um toque de sofisticação.

Alta gastronomia

Foz do Iguaçu, conhecida por sua rica gastronomia e por atrair turistas do mundo inteiro, encontra nos microverdes da Verdin um ingrediente que agrega valor aos pratos da alta gastronomia local.

“Nossos microverdes já conquistaram renomados chefs da cidade, que reconhecem a qualidade e o frescor dos nossos produtos. Além de saudáveis, eles dão um toque de sofisticação aos pratos”, afirma Franciani.

Compartilhe

Leia também

curso tecnologia IA economiapr

Paranaenses podem participar gratuitamente de cursos de tecnologia e IA

executivos de credito economiapr

57% dos executivos de crédito consideram investir em IA uma prioridade

equipamento pesquisa genetica economiapr

Centro de Saúde Pública de Precisão recebe equipamentos para pesquisa genética

Receba notícias no seu e-mail