Os eventos corporativos têm se destacado como um dos pilares dentro das estratégias de negócios, criando oportunidades únicas para networking, promoção, crescimento e engajamento das empresas. De acordo com um levantamento da Sympla, plataforma online de eventos líder no Brasil, houve um aumento de 36% nos eventos corporativos no primeiro trimestre de 2023, em comparação a 2022. Essa tendência de expansão do setor se manteve ao longo de 2023, o que demonstra a importância crescente desses eventos no cenário empresarial.
“As empresas têm buscado criar experiências cada vez mais personalizadas para os seus eventos corporativos, como interações imersivas, que envolvem ambientes tecnológicos e envolventes, focam em entreter e conectar o público”, afirma Afonso Braga Neto, empresário do Spot 105, espaço de eventos corporativos em Curitiba.
Afonso explica que os eventos em sua maioria são feitos em datas comemorativas e importantes para a empresa, ele revela que são procurados lugares diferentes para as celebrações corporativas.
“Cada vez mais as empresas tentam sair dos hoteis, espaços de convenção e trazer os colaboradores e convidados para lugares abertos e arborizados”, revela o empresário.
O Spot 105, é um espaço de eventos localizado a 15 minutos do centro de Curitiba, em meio à natureza, se destaca como uma referência para eventos corporativos em um ambiente sofisticado junto ao verde. O espaço já realizou diversos eventos de grande porte com empresas destaques, como O Boticário, Electrolux, Rumo Logística, Unimed, Grupo Positivo, entre outras.
Afonso explica que o uso de tecnologias também tem sido uma alternativa dentro dos eventos corporativos. A contratação ou desenvolvimento de aplicativos personalizados são populares, pois permitem que os convidados moldem suas experiências, recebam notificações relevantes e interajam com outros participantes. Além do aplicativo armazenar dados, feedbacks e sugestões para eventos futuros. Além da tecnologia, Afonso cita que a presença de artistas, influenciadores, DJs ou músicos também pode ser uma abordagem atraente.
“Para aumentar o impacto sobre o público-alvo, as empresas vêm desenvolvendo experiências personalizadas, por exemplo, ambientes aromatizados, musicais, decorações instagramáveis e ativações diferenciadas”, o empresário explica que o objetivo é tornar o momento de interatividade exclusivo e especial.
Outro ponto importante para Braga Neto são as redes sociais, os eventos bem-sucedidos têm aproveitado das mídias digitais para engajar o público antes, durante e após o evento.
“Os eventos corporativos estão em ascensão, isso é inegável. Quanto mais as empresas envolvem experiências personalizadas e imersivas, utilizam de tecnologias e estratégias de engajamento nas redes sociais, mais alcance e destaque elas têm”, afirma.