Data criada para celebrar a família que nós escolhemos ao longo da vida, o Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, movimenta a economia e incentiva a busca por presentes e até por encontros marcados por bebidas, boas comidas e risadas gostosas.
O que esse público não imagina é que do outro lado do balcão, alguns de seus restaurantes, lojas e marcas favoritas também foram criados por duplas ou grupos de amigos, que reuniram habilidades distintas, porém complementares, para consolidar gigantes do mercado nacional.
Conheça a seguir histórias de amizades que construíram empresas ou que nasceram dentro delas:
Todos os caminhos levam ao bubble tea
Amigos desde a infância, Rodrigo Balotin, 41 anos, e Alex Lin, 38, cresceram juntos em Foz do Iguaçu, cidade no interior paranaense fronteira com Paraguai e Argentina. Descendente de taiwaneses, Alex passou a juventude em comunidade de imigrantes, mergulhado na cultura e gastronomia de seus antepassados, consumindo produtos como o bubble tea, chá tradicional do Taiwan, acrescido de pérolas de tapioca que formam macias ‘bolhas’.
Já adultos, Rodrigo e Alex cursaram juntos a faculdade e iniciaram a carreira empreendendo com Comércio Exterior: Rodrigo na China e Alex entre Paraguai e Brasil. Neste período, Alex conheceu Rogério Arcanjo, 39, mineiro que fazia faculdade em Foz do Iguaçu e trabalhava com logística. Na China, Rodrigo deparou-se com o sucesso do bubble tea, bebida da infância de Alex.
Do outro lado do globo, Alex apresentava ao Rogério o mesmo produto. Retornando ao Brasil, Rodrigo trouxe na bagagem o desejo de profissionalizar o chá caseiro da cultura taiwanesa, e o trio reuniu habilidades para fazer o negócio acontecer.
A Bubble Mix nasceu como marca local no estado do Paraná, em 2014, e dois anos depois, tornou-se franquia, atingindo hoje mais de 80 unidades em 17 estados brasileiros e faturando no último ano mais de R$ 29,3 milhões.
Da pausa para o café para uma das maiores franquias do Brasil
A história de empreendedorismo de sucesso dos amigos Alan Parise, Gare Marques, Hilston Guerim e Vinicius Delatorre começa numa fila incômoda de cafeteria.
Certa vez, os executivos paranaenses, que já atuavam em outras sociedades, queriam fazer uma pausa para o café após o almoço e pararam na fila de uma cafeteria, a demora no atendimento os fizeram perder uma reunião, o que gerou conversas e comentários sobre o episódio vivido.
Assim, a partir dessa experiência, eles tiveram a ideia de criar um negócio que todo o processo, do pedido ao pagamento, fosse mais prático e ágil. Dessa forma, nasce a Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil.
Atuante no mercado desde 2019, a franquia está em 220 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, oferecendo a qualidade do café especial aos amantes da bebida, com mais de 30 opções quentes e geladas, além de acompanhamentos doces e salgados importados da Europa e da América Latina. Já em 2024, o quarteto ultrapassou a marca de 700 lojas confirmadas e investe em grandes parcerias para conquistar os consumidores, como o lançamento do Cappuccino Ovomaltine® Rocks.