Fundada em 2021 pelos sócios Breno Gonçalves (CEO) e Gabriel Pupo (CTO) como uma sequência do projeto de TCC, a IrriGate atua no setor do agronegócio, oferecendo soluções de monitoramento e automação de processos agrícolas para pequenos e médios produtores rurais, principalmente para produtores de cultivos protegidos que buscam maior qualidade de vida com o controle do cultivo na palma da mão.
A startup de São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba, visa revolucionar o agronegócio através do monitoramento contínuo e automação das plantações, utilizando sensores de solo, estações meteorológicas e um aplicativo para fornecer dados em tempo real e relatórios mensais. Com isso, o objetivo é auxiliar agricultores na tomada de decisões precisas sobre irrigação, evitando desperdícios de recursos.
A Irrigate foi uma das startups paranaenses a avançar no Prêmio Sebrae, firmando posição entre as 100 propostas mais inovadoras do país. Como parte da próxima etapa do concurso, a empresa terá um espaço para exposição no Startup Summit, em Florianópolis.
Para encerrar a série de entrevistas com as representantes do estado no evento, o Economia PR Drops conversou com Breno sobre a jornada até aqui e expectativas para o que está por vir. Confira:
Como foi o processo do Prêmio Sebrae?
Breno: Foi um pouco desafiador, pois estamos muito acostumados ao operacional (mesmo sabendo que isso não é o ideal, mas ainda não conseguimos mudar). Para participar do processo, tivemos que ter uma visão geral da empresa, estratégica, e focar nos números. Às vezes, acabamos negligenciando algumas coisas devido à correria do dia a dia. Tivemos que nos reunir brevemente para alinhar alguns pontos e dar sequência ao processo. Em um dos itens, percebemos que não tínhamos o dado necessário, mas, com o apoio da equipe, conseguimos levantá-lo rapidamente. Isso nos fez parar e analisar alguns aspectos que agora recebem mais atenção no dia a dia.
Quais as expectativas para o Startup Summit 2024? É a primeira vez que expõem no evento?
Breno: Nós participamos do Startup Summit 2023 e, no último dia (sexta-feira), fizemos a exposição. O evento nos surpreendeu positivamente, com grandes insights que levamos conosco e a presença de toda a inovação em um único ambiente. Para 2024, as expectativas estão altas. Esperamos que seja um evento que nos traga grandes parceiros para o futuro da empresa e muitos insights valiosos, pois são tantas palestras incríveis, que esperamos muitas informações para o crescimento da startup.
Qual a importância em participar do evento em Florianópolis?
Breno: Quem não é visto não é lembrado, certo? Nosso maior objetivo é estar presente em um dos maiores eventos do país, além de mostrar nossos lançamentos para os investidores. Quem sabe não encontramos nosso primeiro investidor que vá ao encontro de nossos objetivos em Florianópolis? Além disso, Floripa é uma cidade voltada para a inovação, com vários incentivos. No ano passado, isso nos foi mostrado, e este ano queremos conhecer algumas coisas com mais detalhes para trazer mais novidades para vocês.
Qual dica você deixa para outros empreendedores?
Breno: Aproveite sempre os eventos para realizar networking com outros empreendedores. Quando for almoçar ou jantar, sente-se com outras pessoas e converse, pois esse evento pode gerar uma conexão que mude completamente o rumo da sua empresa. Aproveite as palestras, que são muito enriquecedoras e ministradas por pessoas que já passaram por muitos desafios semelhantes aos seus. Ouvir outras pessoas falando sobre o que já superaram irá te motivar.
Quais as próximas metas da startup?
Breno: Alcançar 100 clientes, estamos bem próximos. Possuir clientes em todos os estados do Brasil e estar presente em pelo menos 5 países – atualmente estamos em três. Essas são as metas mais próximas e tangíveis. Claro que temos outras metas e objetivos, mas isso será construído e alcançado com nosso esforço dia após dia.
Sobre o Startup Summit
O Startup Summit contará com mais de 200 palestrantes e são esperadas 10.000 pessoas para um encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema. Serão 3 dias de evento com muitas atividades, auditórios com muito conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.
O Economia SC é media partner do evento e é um dos realizadores do Esquenta Summit, o happy hour mais mágico da ilha!