O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense alcançou 103,9 pontos em julho, registrando elevação de 2,8% na comparação com junho. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O índice nacional ficou em 107,4 pontos, com redução de 0,7% na variação mensal.
O principal fator que contribuiu para o aumento da confiança do empresariado paranaense foram as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), com 79,8 pontos, e crescimento de 8% sobre o mês anterior. As projeções de investimentos também apresentaram crescimento no estado, com o subindicador Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) marcando 104,6 pontos e com aumento de 3,4% na variação mensal.
No entanto, os empresários ainda demonstram cautela em relação ao futuro. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) ficou em 127,2 pontos e teve redução de 0,6% comparado a junho.
As empresas de médio e grande porte são as mais reticentes, com ICEC em 100,8 pontos, uma redução de 6,4% na variação mensal. A avaliação dos dirigentes sobre o cenário atual (-2,5%), expectativas para o futuro (-5,2%) e planos de investimentos (-10,6%) pioraram em relação a junho.
Entre as micro e pequenas empresas, o indicador marcou 103,9 pontos, com elevação de 3% sobre junho. Os fatores de crescimento foram o ICAEC, com alta de 8,2%, e o IIEC, com aumento de 3,6%. No entanto, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) caíram 0,5%.