Search

Fast food pode ser saudável e com propósito

fast food saudavel economiapr
Foto: Divulgação

Há dez anos, frequentar um restaurante que vendia saladas como carro-chefe parecia cena de filme americano. A TASTY foi pioneira em trazer o conceito para Curitiba, capital considerada mercado teste de novas operações e produtos. A ideia não só deu certo, como a marca virou franquia em 2016 e hoje tem oito unidades em Curitiba (PR) e uma em Florianópolis (SC), sendo três operações dentro de shopping centers. 

Com planos de expansão para 2024, a TASTY busca crescer com qualidade, com franqueados engajados para garantir o sucesso de cada operação.

A marca nasceu em 2014, do sonho dos fundadores Patricia Lion e Rodrigo Pasinato em trazer para o dia a dia o encontro entre comida gostosa, saudável e sem extremismos. Tudo isso em um ambiente agradável, moderno e acolhedor.

“Apostamos inicialmente nas saladas, sucos naturais e sobremesas fit com muito sabor e nenhuma culpa. Com o tempo trouxemos para o cardápio os pokes e os pratos executivos para dar mais opções aos clientes em todas as estações do ano, sempre prezando pelo gostinho caseiro e ingredientes super frescos”, explica Patricia.

O setor de alimentos saudáveis vem ganhando destaque nos últimos anos. Segundo dados da Euromonitor Internacional, entre 2015 e 2020, o aumento foi de 33%. Todavia, com a chegada da pandemia e a preocupação com a saúde e bem-estar, 47% dos brasileiros começaram a tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares e, como resultado, a receita de mercado do ramo de saudáveis foi de R$ 100,2 bilhões em 2020. Até 2025, a expectativa é que o segmento cresça mais 27%.

Esse novo cenário levou ao aumento do número de pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável, por isso, hoje, o Brasil ocupa o 7º lugar em um ranking mundial que avalia o mercado de alimentos e bebidas saudáveis e como os consumidores estão preocupados em unir praticidade a uma boa alimentação.

Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Fiesp indicou que, ainda que o aumento da busca por um lifestyle com alimentos mais nutritivos seja significativo, cerca de 38% das pessoas consideram o preparo desses alimentos mais trabalhoso.

É nesse momento que a TASTY ganha cada vez mais adeptos. Em 2023, por exemplo, foram vendidos 223 mil pratos principais, entre saladas, bowls e wraps.

“Não vendemos apenas comida saudável, vendemos tempo de qualidade. E tudo isso com valores que cabem no bolso, pois temos pratos completos a partir de R$ 25,90”, conta Pasinato.

Ele destaca que o cardápio fica à disposição o dia todo, inclusive no delivery, sendo que a maioria das lojas funciona até 22 horas. 

Arquitetos de formação, Patricia e Rodrigo colocaram a mão na massa quando decidiram abrir a primeira unidade da TASTY. Além do projeto, eles produziram o mobiliário, cuidaram da pintura da primeira unidade, e transformaram as lojas em referência de lifestyle. Um refúgio para quem quer comer bem e ter uma pausa de qualidade no meio do dia.

O conceito fast casual aplica-se mais no sistema de autosserviço e na existência de mesas compartilhadas que permitem aos clientes sempre encontrarem um lugar para sentar e comer bem mesmo quando estão com pressa.

Esse conceito funcionou e foi sendo aprimorado ao longo desses dez anos. “Completar dez anos da marca respeitando os conceitos lá do início é algo que nos orgulhamos muito”, diz Patricia.

Hoje, a marca conta com uma Cozinha Central a fim de oferecer estrutura de operação, padronização dos insumos e suporte aos franqueados.

Apesar de ter ficado conhecida como uma Salad Shop, a TASTY entendeu seu público consumidor e ampliou o cardápio com os pokes e os pratos executivos, seguindo uma tendência mundial no mercado de alimentos saudáveis. A releitura dos PFs com mix de arroz integral, farofa de feijão com amêndoas e legumes também turbinou o menu, assim como as opções para o lanche da tarde como as empanadas e tortinha de maçã integral.

Vegetarianos, veganos e pessoas com dietas restritivas também tem vez na TASTY. “No cardápio priorizamos preparos com alimentos frescos e integrais, com menos açúcar e conservantes. “Queremos mostrar que é possível ser saudável e gostoso ao mesmo tempo”, acredita Patricia.

Outro diferencial da marca são os cardápios sazonais. A intenção é apresentar novidades de acordo com o que é tendência, sempre adequando ao paladar de cada estação do ano.

Compartilhe

Leia também

rede deville economiapr

Rede Deville anuncia nova gerente de marketing

junta comercial economiapr

Junta Comercial do PR inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

premio nacional economiapr

Governo do PR é finalista em premiação de transformação digital