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Day Medical Center mira em inovação na saúde em Foz do Iguaçu

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Foto: Divulgação

O Day Medical Center marca uma nova etapa no conceito de “saúde” na região da Tríplice Fronteira. O empreendimento, que reúne clínicas, imagem, hospital cirúrgico, consultórios e outros serviços deve ser entregue ainda neste ano, em Foz do Iguaçu.

Entregar um ecossistema integrado em saúde, possibilitando que médicos e pacientes possam utilizar todos os recursos do empreendimento que compreende um hospital-dia, consultórios, clínicas especializadas, laboratório, serviço de imagem, estacionamento, farmácia, agência bancária, jardim terapêutico, auditório, academia, área gourmet e salas de reunião, é a missão do Day Medical Center.

E diante dessa nova realidade que o setor da saúde está oferecendo, o Economia PR Drops conversou com um dos sócios da incorporadora, Alex Teixeira, que falou das expectativas e do que o Day já representa para a região Oeste do Paraná.  Confira:

Qual a principal proposta do Day Medical Center?

Alex: Nosso principal objetivo é transformar Foz do Iguaçu em referência de saúde na Região da Tríplice Fronteira, utilizando nosso modelo de ecossistema inovador e disruptivo para nos diferenciarmos das demais instituições de saúde. Além disso, vamos disponibilizar serviços de saúde focados na qualidade da assistência e na segurança do paciente, e pretendemos fomentar o turismo de saúde aqui na região. Atualmente muita gente viaja inclusive para outros países para receber tratamentos médicos e de reabilitação, ou para passar por procedimentos estéticos ou de bem-estar. Esses procedimentos também serão oferecidos no Day e se considerarmos os atrativos turísticos da nossa região, poderemos fomentar parcerias com agências de turismo, do receptivo, da rede hoteleira e oferecer mais essa alternativa para os viajantes que também buscam por saúde e qualidade de vida.

Como o Day Medical Center se diferencia de outras instituições de saúde na região?

Alex: O conceito do nosso ecossistema sempre colocou o médico e o paciente no centro gravitacional do empreendimento. Nossa proposta é oferecer conforto, qualidade, comodidade e exclusividade, priorizando o que for relevante para cada um. A ideia é que o médico atenda os pacientes dele de maneira integrada, em um único local. Pela manhã, por exemplo, ele poderá realizar cirurgias de pequena ou média complexidade no Hospital-Dia, e à tarde poderá atender no consultório. Além disso, no fim do dia será possível que o profissional utilize a academia ou a área gourmet e que ainda possa visitar e dar alta ao paciente que passou por cirurgia pela manhã. O paciente também terá essa facilidade de ser atendido em um único local, sem precisar se deslocar para outras estruturas.

Quais benefícios o Day Medical Center trará para a economia local, tanto em termos de emprego quanto de infraestrutura?

Alex: Atualmente o setor da saúde corresponde a 9,1% do PIB brasileiro, proporcionando empregos, impulsionando a inovação, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, estudos demonstram que o turismo de saúde mantém o turista em determinado local por cerca de 10 dias, período no qual o visitante gasta em média US$ 100 por dia, movimentando a economia local em todos os sentidos.

Quais tecnologias inovadoras serão incorporadas no Day Medical Center?

Alex: O Day é inovador e essa inovação não fica só na estrutura do empreendimento. Nós estamos propondo, por exemplo, um controle de acesso por reconhecimento facial (para garantir a segurança de todos), o agendamento eletrônico de consultas, de exames e procedimentos cirúrgicos, a adoção de meios que favoreçam a telemedicina e o telediagnóstico, os prontuários eletrônicos e até a utilização da robótica em alguns procedimentos, caso necessário.

Como o Day Medical Center planeja utilizar a telemedicina e outras soluções digitais para expandir o acesso aos cuidados de saúde?

Alex: A telemedicina hoje é uma alternativa para consultas e avaliações, para que se tenha uma “segunda opinião”, por exemplo, com rapidez e com segurança, possibilitando o acesso aos mais diferentes especialistas médicos, em qualquer parte do mundo, e nós precisamos estar preparados para isso. No caso do telediagnóstico, que envolve o uso de tecnologias de telecomunicação para realizar diagnósticos médicos à distância, temos uma ferramenta que permite que médicos e especialistas analisem exames, imagens e outros dados clínicos remotamente, proporcionando diagnósticos precisos, sem a necessidade de presença física do paciente. Dessa forma conseguimos reduzir o tempo de espera, agilizando os diagnósticos e também os tratamentos. Esse conjunto todo nos leva a melhores resultados.

Quais são as principais tendências em saúde que o Day Medical Center está acompanhando e incorporando em seus serviços?

Alex: Estamos focados na utilização da Inteligência Artificial (IA) em saúde, principalmente na análise de dados médicos complexos, no apoio a diagnósticos, e na busca de resultados de tratamentos, otimizando processos hospitalares e personalizando os cuidados de saúde. A IA pode processar grandes volumes de dados com rapidez e precisão, ajudando os profissionais de saúde a tomar decisões mais assertivas e isso eleva o nível de todo o processo.

Quais são as expectativas para o Day Medical Center nos primeiros anos de operação?

Alex: Fortalecer a marca e nos tornando referência em saúde na região da Tríplice Fronteira com foco na qualidade e na excelência do atendimento, atraindo especialistas e pacientes para nossa região e gerando benefícios, inclusive a melhoria da qualidade de vida para a população em geral.

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