Seja na busca pelo primeiro estágio ou na conquista do tão sonhado “sim” no processo seletivo para as grandes empresas, os estudantes precisam apresentar muito mais que um currículo recheado de capacitações e cursos técnicos. As habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, são requisitos cada vez mais importantes para os recrutadores e, principalmente, para os estagiários, visto que é preciso demonstrar vontade de aprendizado e empenho para crescer na carreira profissional.
Segundo a Evermonte Executive Search, em 2024 o mercado executivo procura perfis que tenham habilidades sociais com um olhar voltado para resultados e liderança. A pesquisa apontou que orientação a resultados (11,47%), inteligência emocional (11,19%), comunicação e escuta ativa (10,91%), agilidade (10,62%) e resiliência (10,62%) são os top 5 soft skills mais importantes para as empresas.
“Muitas dessas habilidades serão aprimoradas no próprio estágio, porém o estudante que já possui um olhar estratégico sobre essa demanda empresarial consegue se destacar desde o envio do currículo”, comenta a supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Ilsis Cristine da Silva.
A partir disso, é muito comum surgirem dúvidas sobre o que são essas habilidades e como aplicá-las. Para isso, a supervisora explica detalhes sobre cada uma das mais procuradas.
Orientar-se por meio de resultados nada mais é do que estar concentrado no alcance de metas e objetivos estratégicos, isto é, que gerem impacto positivo no trabalho.
“Analisar o passo a passo do trabalho, constantemente olhar os resultados e, por fim, diagnosticar pontos positivos e negativos ao final da meta são ações que aprimoram muito a capacidade analítica e a produtividade. Consequentemente, a empresa também cresce”, explica Ilsis.
Cada vez mais comentada, a inteligência emocional é um grande diferencial entre candidatos, uma vez que ela é capaz de influenciar na produtividade individual e coletiva no ambiente de trabalho. Saber lidar com estresse, críticas e outras situações de pressão são posturas buscadas por recrutadores, que também possuem interesse nos perfis empáticos, engajados com a cultura organizacional e transparentes sobre suas emoções, ou seja, são honestos sobre dificuldades ou comemorações dos resultados alcançados.
Para além de saber conversar e manter a comunicação, a escuta ativa é o destaque da soft skill. “Não somente é preciso manter o contato direto com os supervisores e participar de reuniões e decisões. Saber ouvir, internalizar e mudar ações em prol da melhoria contínua é um fator essencial para dominar essa soft skill”, destaca Ilsis. Sem a comunicação e a escuta, é impossível desenvolver qualquer outra habilidade social.
“Como o próprio nome diz, saber administrar o tempo é a chave para essa habilidade. Além disso, concentração e atenção são ações que aceleram muito o tempo levado para as tarefas”, sinaliza.
Outras estratégias para alcançar a agilidade no desempenho é a boa organização, análise crítica do tempo utilizado e a continuidade do desenvolvimento das tarefas, com o objetivo de conquistar experiência.
Manter a firmeza e a confiança no processo não é o que resume a resiliência, muito pelo contrário: adaptar-se e sugerir mudanças também é garantir o empenho na busca pelos resultados.
“Diante de desafios, é preciso analisar e persistir em encontrar soluções, e compreender que bater na mesma tecla pode não trazer o resultado esperado. Basta não desistir”, finaliza a supervisora.