Search

Marketing de influência: encante de dentro para fora

marketing de influência economiapr
Foto: designer491 / Getty Images

Você, empresário e empreendedor, já ouviu falar em “marketing de influência”, certo? Essa é uma modalidade em que empresas usam o bom e velho influenciador para falar da marca, impactando seguidores e aumentando a visibilidade da empresa. É uma técnica que funciona, quando bem alinhada – como qualquer outra. Mas meu propósito hoje não é falar desses influenciadores digitais, mas dos influenciadores internos da sua empresa: seus colaboradores.

Se você nunca pensou nisso, leia atentamente. Quando vamos a uma loja, é visível quando o(a) vendedor(a) quer estar ali ou não. Desde a comunicação não verbal até o atendimento propriamente dito, esse profissional está na linha de frente com o seu cliente. E por que você não usa isso a seu favor?

Ter colaboradores influenciadores não é apenas uma questão de capacitação técnica. Isso faz parte, mas não podemos contar apenas com as hard skills. O seu colaborador precisa ser a primeira pessoa a se encantar com a sua marca. A se sentir valorizado. A pensar e agir da seguinte forma: “Eu realmente quero recomendar esse produto ou serviço para outras pessoas’. O seu colaborador precisar pertencer.

Encantar os colaboradores exige mais do que benefícios ou salários competitivos. É necessário criar um ambiente onde eles se sintam valorizados, ouvidos e parte integrante do sucesso da empresa. Isso inclui:

  1. Comunicação clara e transparente: Os colaboradores devem estar sempre informados sobre os objetivos da empresa, mudanças estratégicas e seu papel nesse contexto. Isso fortalece o senso de propósito.
  2. Reconhecimento e valorização: Celebrar as conquistas dos funcionários e reconhecer o esforço individual e coletivo é essencial. Isso não só motiva, mas também cria uma cultura de respeito e valorização.
  3. Oportunidades de crescimento: Investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores, oferecendo treinamentos, workshops e oportunidades de ascensão, mostra que a empresa se preocupa com o futuro deles.
  4. Cultura organizacional positiva: Um ambiente de trabalho que promove a colaboração, a diversidade e o bem-estar dos funcionários é mais propenso a gerar influenciadores internos engajados.

Quando uma empresa consegue engajar seus funcionários de forma genuína, o impacto é sentido tanto interna quanto externamente. Colaboradores satisfeitos tendem a ser mais produtivos, a ter uma relação de longo prazo com a empresa e, mais importante, a atuar como defensores da marca em suas redes de contatos.

Essa influência positiva reverbera entre os clientes, que percebem a autenticidade e o entusiasmo dos funcionários, criando uma experiência mais rica e uma conexão emocional com a marca. No final, isso pode se traduzir em maior fidelidade do cliente, melhoria na reputação da marca e, consequentemente, em melhores resultados financeiros.

É a sonhada situação em que todos saem ganhando e é um passo relativamente simples e contínuo: basta encantar de dentro para fora.

Compartilhe

Jornalista, Community Manager e Editora-chefe do Economia PR

Leia também

brain rot oxford economiapr

Brain rot: a palavra do ano mostra que estamos saturados

beorange economiapr

Beorange adquire Hrelp e amplia portfólio com soluções em gestão de RH

Economia PR 2025

Economia PR começa preparativos para 2025