Siga nas redes sociais

Search

Programa ajuda jovens a encontrarem o primeiro emprego

Compartilhe

jovem aprendiz economiapr
Foto: Divulgação

Apesar da taxa de desemprego estar diminuindo gradualmente no Brasil, os jovens entre 18 e 24 anos ainda têm dificuldade para ingressar no mercado de trabalho. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego entre os jovens é de 15,3%, o dobro de outras faixas etárias.

Os desafios para os jovens são inúmeros, entre eles aparecem a falta de experiência, pouco estudo e qualificação. Por isso, cada vez mais o Programa Jovem Aprendiz tem sido uma porta de entrada valiosa para os jovens que buscam iniciar sua trajetória profissional sem abandonar os estudos.

O Programa Jovem Aprendiz é destinado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos e que estão matriculados e frequentando escola, caso não tenham concluído o ensino médio. O programa oferece oportunidades de aprendizado prático e experiência no mercado de trabalho, trazendo inúmeras vantagens que podem impulsionar o desenvolvimento da carreira a longo prazo. Pessoas com deficiência podem concorrer a vagas em qualquer idade.

Entre as melhores vantagens estão:

– Aprendizado prático

– Qualificação profissional

– Networking

– Experiência prévia no currículo

– Desenvolvimento pessoal e profissional

“Aprendizagem de como entrar no seu primeiro emprego, como trabalhar em equipe, regras, cultura, saber que deve respeitar horários e comportamento dentro de uma organização”, ressalta Cintia Klingbeil, supervisora de RH da Gemü, associada da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná (AHK-PR).

A AHK Paraná, entidade que representa oficialmente a economia alemã no estado, oferece diversas oportunidades aos seus associados para auxiliar no desenvolvimento profissional de sua empresa e contribuir para a atualização com as últimas tendências do mercado, trazendo cursos e bate-papos sobre os mais diversos temas, entre eles, desenvolvimento profissional dos colaboradores e atualizações sobre as novas gerações no mercado de trabalho. Parte de seus associados participa do Programa de Jovem Aprendiz.

A Gemü, indústria alemã que produz válvulas, conta com jovens aprendizes tanto na área administrativa quanto na produção na sua unidade de São José dos Pinhais. Os jovens trabalhadores respeitam a carga horária de 30 horas semanais e na produção precisam ter maioridade de 18 anos.

“Nossos jovens aprendizes são oriundos da Gerar (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), organização também associada à AHK-PR. A Gemü espera que o jovem aprendiz consiga se desenvolver em suas atividades. Para tanto, nossos tutores os acompanham para que possam ter o resultado esperado, tanto no nível profissional quanto no pessoal,”, explica Cintia Klingbeil, supervisora de RH da empresa.

As vagas são abertas periodicamente e os jovens interessados devem estar devidamente cadastrados na instituição parceira da empresa

A educação sempre foi um dos principais pilares do Grupo Bosch, que, desde a sua fundação em 1886, acredita que este é o caminho para um futuro sustentável. No Brasil, a Bosch mantém junto ao Senai uma parceria com foco em aprendizagem industrial desde 1960, sendo esta uma forma de incentivar os jovens a buscarem a formação técnica como diferencial competitivo para suas carreiras e também para as empresas.

A Escola Técnica de Aprendizagem da Bosch Curitiba, criada pela empresa em parceria com o Senai, já formou aproximadamente 1500 alunos, com taxa de retenção na empresa em torno de 90%, não apenas nas áreas fabris, mas também em atividades administrativas e de engenharia. A escola conta com cinco modalidades de formação: Técnico Mecatrônico, Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Mecânica, Manufatura Avançada e Análise de Dados.

A Horsch do Brasil, líder global de tecnologia agrícola inovadora e soluções modernas para o cultivo do solo, semeadura e proteção de plantas, conta com mais de 300 funcionários espalhados pelo país. A fábrica e escritório principais da empresa ficam localizados na região de Curitiba e periodicamente abrem vagas para o Jovem Aprendiz em diversas atividades.

A Horsch atribui grande importância à formação de jovens. Por isso, está desenvolvendo um programa para a formação de aprendizes, semelhante ao que ocorre na matriz alemã da empresa.

Compartilhe

Leia também

universitarios premiados economiapr

Universitários do PR são premiados em encontro de jovens empreendedores

contadores parana economiapr

Contadores do PR discutem ética e transformação digital em congresso

gcee unioeste economiapr

GCEE da Unioeste compete nos EUA após sucesso na Shell Eco-marathon

Receba notícias no seu e-mail