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Encontro de gerações: reflexos nas interações dentro das empresas

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Foto: Pexels

Imagine um grupo de jovens aprendizes reunidos durante o intervalo, todos imersos em conversas pelo celular. Essa é uma cena comum em muitas organizações hoje em dia. Afinal, a geração mais jovem já nasceu conectada ao mundo digital.

No entanto, a conversa “presencial” entre eles ganhou uma nova roupagem, repleta de emojis, vídeos e interações online. Mas será que isso é um problema? Como as gerações anteriores conseguem se conectar com esses jovens digitais? E, mais importante, como essa “galera touch” pode aprender a se conectar pessoalmente, usando menos o smartphone e mais o “olho no olho”?

Cada geração traz em seu “DNA” formas únicas de se expressar. Aprender com o outro é uma necessidade diária em ambientes de trabalho, e isso requer flexibilidade para garantir um bom convívio em prol dos objetivos do negócio.

Enxergar possibilidades de integração intergeracional pode ser desafiador, especialmente quando se adota uma postura mais resistente, acreditando que somente o outro precisa mudar. Você já parou para pensar se sua forma de se expressar — seja na fala, na escrita ou no comportamento — realmente atende às necessidades do ambiente profissional?

A solução na prática

Não existem receitas prontas que funcionem para toda e qualquer situação de interação humana. O ponto de partida é refletir sobre como os profissionais, independentemente da geração, podem buscar alternativas para melhorar os fluxos de comunicação. Afinal, boa parte dos obstáculos dentro de uma empresa não está nos processos burocráticos, mas nos ruídos de comunicação gerados entre as pessoas, nas suas formas de interação e na dificuldade de se expressar de maneira assertiva.

Para sua autoanálise: questões importantes

Aqui estão algumas perguntas para uma reflexão pessoal que pode ajudar a otimizar sua performance comunicacional:

  • Como você se comporta diante de pessoas que se expressam de forma muito diferente da sua?
  • O que você faz quando não consegue verbalizar o que pensa?
  • Você consegue conversar presencialmente, olhando nos olhos da outra pessoa?
  • Sente-se mais confortável com a comunicação online? Por quê? O que te inibe na interação presencial?

As organizações estão se tornando cada vez mais plurais e diversas, o que enriquece a cultura corporativa e aumenta a contribuição que cada colaborador pode trazer para o ambiente de trabalho e o andamento do negócio. Em contrapartida, essa diversidade exige de cada membro um esforço maior em termos de equilíbrio emocional, respeito e empatia, para garantir uma convivência tranquila e uma comunicação mais assertiva, com menos ruídos.

Gerenciar com leveza as situações de convívio no ambiente empresarial — especialmente aquelas que podem ser resolvidas por meio de uma comunicação eficaz — é fundamental para que a cultura organizacional se torne mais sustentável e os negócios possam avançar sem conflitos.

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Jornalista especialista em mídias digitais, negociação empresarial e Comunicação e Expressão.

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