Search

Itaipu Parquetec promove evento inédito para fomentar inovação

itaipu parquetec inovação economiapr
Foto: Ricardo Machado/Itaipu Parquetec

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2024, o Itaipu Parquetec promoveu o primeiro grande encontro do seu ecossistema de negócios, com o objetivo de conectar startups incubadas, investidores, empresas âncoras e estudantes. O evento, realizado nas dependências do Itaipu Parquetec, contou com a participação de cerca de 250 pessoas, que puderam explorar uma programação diversa voltada à capacitação empreendedora, conexões de negócios e visitas técnicas.  

Entre as autoridades presentes estavam o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo; o diretor de negócios e empreendedorismo Eduardo Miranda; a diretora administrativo-financeira, Clerione Herther; o diretor de Tecnologias, Alexandre Leite; e o diretor de Turismo, Yuri Benites.    

O primeiro dia de evento (4) iniciou com uma cerimônia de abertura às 9h e prosseguiu com uma série de painéis e palestras com temáticas variadas como investimento, turismo, conectividade. Paralelamente, estudantes participaram de oficinas, enquanto empresas e startups dos editais ConectaIGU e Sanepar Startups participaram de rodadas pitchs para demonstrarem a empresas como foi o desenvolvimento de suas soluções com o apoio dos programas. O evento marcou a presença de grandes players de mercado para proporcionar conexões com o nosso ecossistema de negócios, como Thamara Prado, Head da Venture Capital da Natura, Sandro Fernandes, CEO do bondinho do Pão de Açúcar, do Grupo Iter e César Costa, CEO da Semente Negócios. 

Eduardo Miranda, Diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, destacou a importância desse encontro.

“Essa aproximação é indispensável para a gente ter o nosso dia a dia com as startups. Muitas ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o parque e toda nossa infraestrutura. Hoje, esse evento inédito permite que mostremos um pouco do que produzimos e possamos também conhecer melhor as soluções desenvolvidas pelas startups. Serão dois dias muito ricos tanto para o Itaipu Parquetec quanto para nossos parceiros.”  

O evento promoveu também o fortalecimento das conexões dentro do ecossistema ao trazer grandes players do mercado para networking com as startups incubadas.

Gustavo Rafael Collere Possetti, especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, comentou: “a parceria entre a Sanepar e o Itaipu Parquetec é um exemplo de como a inovação aberta pode contribuir diretamente para a agenda de sustentabilidade. O evento é uma oportunidade ímpar para construir arranjos colaborativos e compartilhar soluções criativas para desafios contemporâneos da sociedade.” 

André de Castro Pereira Nunes, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, também reforçou a relevância do evento.

“Este evento é uma janela de oportunidade para as startups se destacarem no mercado, especialmente em um ambiente tão dinâmico e inovador quanto o que temos aqui.”  

Everton Schonardie Pasqual, superintendente de Informática da Itaipu Binacional, que representou a diretoria da empresa, enfatizou a parceria essencial entre inovação e sustentabilidade.

“A tecnologia desempenha um papel central no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios energéticos e ambientais da nossa região. Eventos como esse são fundamentais para consolidar o papel da inovação nesse processo.”  

A programação do primeiro dia encerrou-se às 17h, seguida de um happy hour oferecendo mais uma oportunidade para que os participantes pudessem trocar experiências e expandir suas redes de contato.

O segundo dia (5) foi dedicado exclusivamente às startups. Com cerca de 50 participantes, a programação incluiu visitas técnicas aos centros de competência do Parque, uma cerimônia de graduação com a vista da Itaipu Binacional ao fundo, para as startups que completaram a metodologia Santos Dumont, além de uma capacitação empreendedora foi oferecida durante a tarde.

Este evento inaugural celebra um novo capítulo no fortalecimento do ecossistema empreendedor do Itaipu Parquetec, promovendo a interação entre startups, estudantes, investidores e empresas, e evidenciando o potencial de transformação e inovação que emerge dessas conexões.

Compartilhe

Leia também

intencao consumo abril economiapr

Intenção de consumo das famílias paranaenses segue em baixa em abril

forum sul brasileiro biogas biometano economiapr

Foz do Iguaçu será sede do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano

resultado financeiro parana economiapr

Com rendimentos maiores que dívidas, PR tem melhor resultado financeiro do Brasil