Siga nas redes sociais

Search

Profissionais do Senac PR embarcam para competição mundial na França

Compartilhe

senac franca economiapr
Foto: Divulgação

É a reta final de chegada do Senac à maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition. E para convidar todo mundo a acompanhar o torneio, a marca lança uma campanha de divulgação dos canais que farão a cobertura do evento, destacando a jornada dos sete talentos que representarão o Brasil nas ocupações do comércio de bens, serviços e turismo a partir do dia 10 de setembro.

Para quem não conhece, trata-se da Olimpíada das Profissões. O evento é realizado a cada dois anos, sempre sediado em um país diferente. E 2024 será a vez da França, mais precisamente na cidade de Lyon. Um grande centro de exposições local – o Eurexpo Lyon – comportará todas as ocupações profissionais, que englobam de sistemas robóticos até cozinhas profissionais. Mais de 60 países participam.

O Senac representa as ocupações do comércio; o Senai, as da indústria. Juntas, as duas Instituições formam a Delegação Brasileira na WorldSkills Competition. Confira abaixo a campanha publicitária do Senac para a WorldSkills 2024.

O Senac PR tem dois representantes nessa etapa. Estéfany Marengoni, competidora da ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social e Paulo Bedin, da ocupação de Cozinha foram selecionados em 2022 para a primeira etapa do circuito, as Competições Senac de Educação Profissional, evento também bienal promovido para selecionar talentos do país inteiro com potencial para representar o Brasil na WorldSkills. Eles foram premiados com medalhas de ouro e conquistaram a oportunidade de disputar a etapa mundial.

Estéfany é natural de Nova Aliança do Ivaí, o menor município do PR, com apenas 1500 habitantes. Ela iniciou sua trajetória profissional no Senac Paranavaí, onde cursou Técnico em Enfermagem, até que a instrutora Camila Lehmkuhl viu em Estéfany uma potencial competidora.

“A Estéfany tem um brilho no olhar, é extremamente focada e determinada. Eu tinha certeza que ela ia longe”, conta a instrutora. Na WorldSkills Estéfany disputa a medalha de ouro com outros 18 países.

Paulo se formou em Tecnologia em Gastronomia na Faculdade Senac Maringá. O gosto pela cozinha vem de família. Ele é natural de Jandaia do Sul, crescido no meio das plantações de milho e soja, Paulo conhece todo o processo do insumo, desde o campo até a mesa e o professor do Senac, André Lourenço percebeu isso como um diferencial na hora de competir.

“O Paulo sempre cuidou de horta, plantava seus temperos, acho que isso torna ele um excelente profissional, tem esse respeito pelo alimento”, explica André. A ocupação de Cozinha é a maior dessa edição da etapa mundial, ao todo serão 44 países disputando o pódio.  

Além das duas ocupações citadas, o Senac Brasil tem mais cinco competidores em Serviço de Restaurante; Estética e Bem-Estar; Florista; Recepção de Hotel e Cabeleireiro.

Ao longo de 2024, todos esses jovens passaram por longos períodos de treinamento e se envolveram até mesmo em competições intermediárias criadas como preparatórias para o torneio principal. Entre elas a Belt and Road International Skills, na China, e a Global Skills, na Austrália, na qual o Brasil saiu medalhista de ouro com Bruna Pimentel Martins, da ocupação Cabeleireiro.

Compartilhe

Leia também

mega maringa economiapr

Projeto gratuito de empreendedorismo chega a Maringá

vendas natal economiapr

Sesc e Senac promovem programação especial para vendas de Natal

experience awards economiapr

Aeroporto de Curitiba recebe premiação Experience Awards

Receba notícias no seu e-mail