Empresas são feitas por pessoas. Por isso, a identidade institucional também é construída a partir do que pensam e de como agem os gestores – em sua atuação profissional e em suas vidas pessoais. Não é à toa que executivos em cargos de comando se destacam em redes sociais tanto quanto as corporações que dirigem.
Alguns exemplos de executivos de peso que se utilizam de suas mídias sociais para impulsionar suas marcas são Flávio Augusto (fundador da Wiser Educação), Sandra Chayo (diretora institucional do Grupo Hope), Thiago Nigro (Fundador do Grupo Primo), entre muitos outros.
Para as especialistas Paula Kodama e Aline Kalinoski, fundadoras e sócias da Nowa Marketing (agência com sede em Curitiba e atuação nacional), os CEOs e fundadores “estão dando as caras” – e isso é positivo, além de ser uma tendência que deve se manter. No entanto, é essencial ter uma estratégia bem definida. Embora a comunicação nas mídias digitais seja acessível e fácil de executar, ela exige estudo, planejamento e muito trabalho.
É imprescindível definir um público-alvo – quanto mais nichado, mais eficiente tende a ser a comunicação.
“Quem quer falar com todo mundo acaba não conseguindo falar com ninguém”, adverte Paula Kodama.
“Além disso, não se trata de criar conteúdo para si mesmo, mas para o público: para as dores, as dúvidas e os desejos do consumidor”, acrescenta Aline Kalinoski, citando a importância de traçar uma estratégia de comunicação.
Os conteúdos em redes sociais digitais privilegiam o visual. Assim, Paula e Aline recomendam fazer um ensaio fotográfico para garantir que as imagens transmitam a devida autoridade e se destaquem. Da mesma forma, investir em vídeos dinâmicos e bem-produzidos é essencial, já que a linguagem audiovisual predominante e o interesse por vídeos estão crescendo entre o público.
Mas o que postar? As especialistas recomendam que as rotinas tanto da vida profissional quanto da vida pessoal estejam em evidência, de forma equilibrada. Por outro lado, alertam: nada de construir uma narrativa de “vida perfeita”.
“Mostrar as dificuldades também é importante. Mostrar o que está dando errado e como superar desperta o interesse do público, pois ele se identifica”, sublinha Aline Kalinoski.
Outra pergunta recorrente é: em quais redes sociais digitais estar presente? A resposta varia de acordo com o público-alvo a ser atingido, mas o Instagram é com certeza uma das mídias sociais que é praticamente indispensável na atualidade, pois é o novo “cartão de visita”.
Orientações nesse sentido são utilizadas pelos sócios-fundadores da Bhay e Mota Advocacia, Dra. Najla e Dr. Kalil, clientes da Nowa, que trabalham suas mídias sociais pessoais como forma de impulsionar o crescimento do seu escritório focado em Direito Imobiliário.
“Entendemos que o mundo jurídico mudou muito nos últimos anos e ter relevância no digital faz parte da nossa estratégia empresarial para nos mantermos competitivos e conectados com nossos clientes. A presença online permite que compartilhemos conhecimentos e demonstremos nossa expertise, fortalecendo a confiança e a credibilidade com o público-alvo. Além disso, a interação nas redes sociais nos ajuda a entender melhor as necessidades dos nossos clientes e adaptar nossos serviços de acordo com suas expectativas”, comentam.