Siga nas redes sociais

Search

Startup cresce 86% com serviço de gestão e terceirização de frotas

Compartilhe

grupo aguia branca economiapr
Foto: Divulgação

O V1, empresa do Grupo Águia Branca que promove soluções em mobilidade urbana para pessoas físicas e empresas, registrou um crescimento de 86% na receita com a oferta do serviço de gestão e terceirização de frotas. Esse resultado, anunciado pela empresa, refere-se ao balanço de 2023 e contribuiu significativamente para o aumento do faturamento.

O V1, hoje responsável pela gestão e terceirização de frotas de 222 empresas no Brasil, oferece os serviços de maneira mais integrada, segura e econômica. Considerado um dos maiores players do setor no país, o app atua nas cidades de Curitiba e Vitória (ES).

“Ofertamos veículos novos, garantimos carros com manutenção em dia, além dos serviços de telemetria e monitoramento do comportamento do motorista, com coleta de dados em tempo real; gestão do consumo de combustível, proteções e documentação necessária para operar a frota; ajuste rápido de frota conforme a demanda, sem a necessidade de adquirir ou vender veículos; e redução de capital imobilizado, permitindo investimentos em outras áreas do negócio”, explica a gerente comercial do V1 Aluguel, Thaís Augusta.

O fortalecimento do serviço de gestão de frotas é notório e registrou um aumento de 202% entre 2022 e 2023.

“A receita do produto GTF em 2022 foi de R$22 milhões e em 2023 foi de R$42 milhões. Equiparando os faturamentos, o serviço de gestão de frotas cresceu consideravelmente, explica Thaís

“Temos um portfólio de clientes de grande porte e cases de sucesso, como Opus, Café Meridiano e Grupo Tristão. Outro exemplo é a mineradora multinacional brasileira Vale, uma das maiores operadoras de logística do país, que implementou o serviço do V1 nas regionais do Espírito Santo e Minas Gerais. Hoje, 80% da frota que atende a ferrovia da Vale no trecho Espírito Santo e Minas Gerais é provida e gerenciada pelo V1, gerando mais economia e uma gestão mais inteligente e assertiva dos veículos”, complementa

“O V1, sempre atento ao cenário com soluções de mobilidade flexíveis, nos escutou e contornou nossos desafios, proporcionando o melhor custo benefício com foco em segurança. Optar pelo gerenciamento de frota não apenas melhorou a nossa eficiência operacional, mas também fortaleceu nossa posição competitiva ao permitir uma gestão mais inteligente e estratégica dos ativos móveis”, complementa a gestora de contratos na Vale, Monica Alves Viza

O setor do V1 incorpora principalmente software, hardware, soluções de conectividade e infraestrutura de rede, visando proporcionar sistemas eficazes de monitoramento e relatórios para os operadores de frotas. O resultado é uma economia de custos e despesas, ao mesmo tempo em que garante que a frota esteja em conformidade com as normas vigentes.

De acordo com a pesquisa “Mercado de Soluções de Gerenciamento de Frota”, realizada pela Mordor Intelligence, o mercado global de gerenciamento de frotas projeta um crescimento anual de 15,34% até 2026. Levando em consideração que os custos logísticos estão entre as maiores despesas empresariais, por conta de demandas como manutenção, licenciamento, depreciação, utilização de capital de giro e empréstimos bancários, além do IPVA e outros tributos incidentes na aquisição dos veículos, a terceirização de frotas vem ganhando força como uma alternativa mais vantajosa economicamente. O serviço ainda proporciona acesso a tecnologias que promovem uma gestão veicular mais eficiente e assertiva, além de vantagens fiscais tanto para locadoras quanto para as empresas locatárias.

As opções de locação para pessoa jurídica variam desde meia-diária até 36 meses, com variados modelos, incluindo carros de entrada, hatch compacto, sedãs, veículos executivos e utilitários. Outro benefício da terceirização são as tecnologias que simplificam os processos de gestão. A gestão da frota consiste em administrar e controlar os materiais, bens e custos, com o objetivo de reduzir as despesas com combustível, manutenção e tempo para a empresa. A automação desse serviço melhora a eficiência, proporciona economia e aumenta a segurança dos veículos, que são monitorados pela locadora e disponibilizados às empresas por meio de um aplicativo.

Se a frota é compartilhada, logo, torna-se mais eficiente, evitando concentrar recursos no  uso exclusivo de um único usuário ou setor. Com a otimização, é possível reduzir o total de veículos da empresa, resultando em menos carros nas ruas, o que também contribui para o trânsito e o meio ambiente. Além disso, há a redução do custo de combustível e, consequentemente, do número de carros com necessidade de manutenção. 

“Sempre aconselho os clientes V1 que, ao terceirizar a frota, a empresa consegue focar em sua principal atividade, dedicando toda a eficiência operacional ao negócio propriamente dito. A terceirização não só eleva a eficiência e produtividade, mas também garante a gestão especializada da frota”, finaliza. 

Compartilhe

Leia também

venture economiapr

Venture Debt vs. Venture Capital: qual a melhor opção para a sua startup?

industria 5.0 economiapr

A convergência da tecnologia e da humanização na Indústria 5.0

maratona curitiba economiapr

HUB do Vale do Pinhão lança desafio para Maratona de Curitiba

Receba notícias no seu e-mail