Search

Ilha do Mel recebe medidores inteligentes da Copel 

copel ilha do mel economiapr
Foto: Divulgação

A Copel vai começar a instalação de medidores inteligentes na Ilha do Mel, a partir do dia 30 de setembro.

Com mais de 900 mil unidades já implantadas em todo o Paraná, este é mais um passo fundamental do Programa Rede Elétrica Inteligente, um dos maiores esforços de digitalização e modernização da rede elétrica no Brasil. 

A troca dos medidores tradicionais por novos modelos é realizada sem custo para os consumidores e traz uma série de benefícios. Os medidores inteligentes oferecem leitura em tempo real do consumo de energia e detecção automática de falhas, tornando o restabelecimento de energia mais ágil.

Na Ilha do Mel, todas as cerca de 800 unidades consumidoras da localidade receberão o medidor inteligente da Copel.

“A Ilha do Mel é um verdadeiro patrimônio de biodiversidade, não apenas do Paraná, mas de todo o Brasil. É um marco muito importante na modernização da nossa infraestrutura elétrica. Com essa tecnologia, os consumidores podem gerenciar seu consumo de maneira mais eficiente e sustentável”, afirma Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição. 

O avanço tecnológico representa uma revolução na forma como os consumidores da Copel gerenciam o consumo de energia, uma vez que as informações coletadas pelo medidor inteligente constam no aplicativo da Copel, ao alcance de smartphones e dispositivos móveis.   

Os consumidores da Ilha do Mel terão uma experiência semelhante à de outros usuários que já adotaram a tecnologia.

“Após a instalação do medidor inteligente, passei a utilizar o aplicativo da Copel com frequência e pude economizar em minha conta de luz. É prático e eficiente”, comenta Augusto Ross, um usuário em Pato Branco. 

O usuário pode acessar informações detalhadas sobre seu consumo diário em tempo real, permitindo identificar padrões e fazer ajustes para otimizar o uso de energia.

Além disso, o aplicativo facilita a gestão das contas de luz, permitindo a consulta de faturas, a solicitação de serviços e a verificação de débitos, tudo na palma da mão. 

O Programa Rede Elétrica Inteligente está dividido em três fases que representam 36% dos consumidores da Copel no Paraná. A primeira fase foi focada na região Sudoeste do Paraná, onde já foram instalados 469 mil medidores.

A segunda fase abrange 28 municípios nas regiões Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba, já com 76% das instalações concluídas. Já a terceira fase começou em Cascavel, com a intenção de expandir para mais 49 municípios do Oeste do Paraná.  

Desde o início do programa, a Copel já evitou com a leitura remota dos dados de consumo a emissão de 305 toneladas de CO2, contribuindo para um futuro mais sustentável.

O objetivo é chegar a um milhão de medidores instalados até o fim de 2024, criando um cenário ideal para o desenvolvimento de cidades inteligentes. 

A troca do medidor na Ilha do Mel será realizada por profissionais identificados, garantindo um processo rápido e seguro. Para mais informações sobre o Programa Rede Elétrica Inteligente, acesse o site da Copel ou entre em contato com o atendimento ao cliente.

Compartilhe

Leia também

Uber Loggi Flash Economia PR

Loggi e Uber anunciam serviço integrado para entregas nacionais

solucao protese ortopedica economiapr

Pesquisador desenvolve solução para tratar infecções em próteses ortopédicas

grupo andrade ribeiro economiapr

Grupo Andrade Ribeiro abre mercado para corretores e imobiliárias