A Grape Tech, ecossistema de inovação de Colombo, está lançando o seu primeiro edital de incubação para novos projetos.
Ao todo, serão escolhidas doze propostas, em diferentes fases de desenvolvimento, para uma jornada de preparação para a incubação, que inclui workshops e oficinas ministradas pelo Sebrae/PR e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).
As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line até o dia 18 de outubro.
Inaugurada em junho de 2023, a Grape Tech é fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, o IFPR, a Prefeitura de Colombo e a Associação Comercial, Industrial de Agronegócio e Serviços de Colombo (Acic).
A incubadora surgiu com o objetivo de ser o ecossistema de inovação da cidade, oferecendo apoio a negócios locais para que atendam às diversas demandas do Município.
O consultor do Sebrae/PR, Vilson Poltronieri Junior, afirma que o edital é um passo importante para a consolidação do ecossistema, pois valoriza o cenário da inovação em Colombo.
“Essa é a primeira ação efetiva da incubadora para reter os talentos e o capital intelectual da cidade. São ideias que nascem aqui e agora finalmente encontraram um ambiente favorável para virarem negócios inovadores e de grande impacto”, ressalta o consultor.
O edital da Grape Tech está aberto a projetos das áreas de tecnologia digital, robótica, alimentos e agronegócio, gestão de processos e outros campos de inovação.
As propostas podem estar em diferentes níveis de desenvolvimento, desde ideias em construção até negócios já formatados.
Após a seleção, os escolhidos vão passar por uma jornada de pré-incubação, que irá capacitar os gestores para a entrada definitiva no ecossistema. O processo dura seis meses e terá a realização de 15 encontros presenciais, organizados pelo Sebrae/PR e o IFPR.
Nas atividades, divididas em workshops e oficinas, os gestores dos projetos poderão aprimorar aspectos como validação de ideias, análise de mercado, gestão financeira, preparação para apresentação a investidores, entre outros pontos.
Eduardo Kloc, diretor da agência de inovação e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da incubadora, explica que o edital vai observar diferentes aspectos de cada projeto, para definir quais propostas poderão seguir para a jornada de pré-incubação.
“Nossa avaliação passa por alguns critérios, como o conhecimento técnico dos empreendedores, o potencial de mercado, o grau de inovação das soluções, a perspectiva com relação ao capital e a consistência da gestão da equipe. Essas questões serão aprimoradas durante a jornada e são essenciais para o desenvolvimento dos negócios”, pontua Kloc.
Após a pré-incubação, os novos negócios vão ser inseridos no ecossistema da Grape Tech de forma gradual.
Em um primeiro momento, os projetos serão conectados a redes de mentores, investidores e parceiros; junto a isso, haverá a integração com hubs de inovação, universidades e outras incubadoras. As empresas também vão participar de eventos, para a exposição no mercado.
O primeiro passo para a inscrição é o preenchimento do formulário. Nele, os gestores devem indicar, entre outras informações, o segmento de atuação do projeto, a oportunidade de mercado identificada, as soluções inovadoras e detalhes sobre estágio de desenvolvimento, capital e gestão do negócio.