Com o final do ano se aproximando, o mercado de trabalho ganha um fôlego extra com a abertura de vagas temporárias, especialmente em setores como turismo, comércio e serviços.
De acordo com uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR, 20,3% dos empresários paranaenses planejam contratar mão de obra temporária para atender à demanda sazonal.
Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários.
O setor de turismo lidera as intenções de contratação, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas temporárias. No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca o otimismo do mercado e a importância dessas contratações para o futuro das empresas, evidenciando a oportunidade de efetivação dos temporários no Paraná.
“A previsão de contratação de temporários no Paraná está no melhor patamar desde 2021, reflexo do crescimento da economia e da perspectiva dos comerciantes em expandir seus negócios, uma vez que estes trabalhadores podem ser incorporados no quadro funcional das empresas, pois as chances de efetivação são altas, conforme aponta a pesquisa”, avalia.
A maior parte das empresas, 66,6%, pretende contratar até cinco pessoas. As principais vagas a serem ofertadas são de atendente geral (38,9%), vendedor (27,8%), auxiliar de cozinha (12,5%), auxiliar geral (8,3%), profissional especializado (8,3%) e serviços gerais (8,3%).
A Black Friday também aparece como um fator de estímulo, impulsionando 9,8% das contratações temporárias.
A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, aponta que essa movimentação ocorre por diferentes motivos.
“Vemos que o mercado de trabalho está aquecido, isso está aliado ao investimento em políticas públicas e a qualificação profissional do turismo, com destaque para a estruturação de novos produtos e serviços para o consumidor”, aponta.
Patricia afirma que uma das possibilidades é apostar na personalização e no profissionalismo para conquistar o cliente, assim como também o colaborador que estará temporariamente na equipe.
“O cliente está em busca de quem consegue realizar um atendimento de qualidade, é criativo e entrega uma experiência. Por isso, é importante pensar na preparação e engajamento do novo colaborador, além de olhar o negócio como um todo, tendo processos claros, incentivos na parte profissional e também no cuidado com novos integrantes. Uma boa organização pode facilitar a resolver situações delicadas do dia a dia desse cliente”, completa.
Quando se trata das qualificações exigidas, o Ensino Médio é o requisito predominante, solicitado em 59,7% das vagas. No entanto, 31,9% das oportunidades não exigem nenhuma escolaridade.
Além disso, 54,9% das posições abertas pedem experiência prévia, sendo que 32,4% exigem até seis meses de prática na função, e 22,5% requerem mais de seis meses.
Para quem deseja ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho, as vagas temporárias representam uma excelente oportunidade de mostrar seu talento.
Segundo o levantamento, 91,6% dos trabalhadores temporários têm chance de efetivação, tornando esse período uma porta de entrada para contratações permanentes.