Cascavel, localizada no oeste do Paraná, tem se destacado como um dos principais polos de desenvolvimento econômico da região, impulsionada por uma rede empreendedora em constante crescimento. Com uma população de mais de 360 mil habitantes, a cidade possui uma economia diversificada, que abrange desde o agronegócio até o setor de serviços, com forte atuação de pequenas e médias empresas.
Nos últimos anos, a cidade tem investido em infraestrutura e capacitação para fomentar o empreendedorismo, com destaque para programas de incubação e aceleração de startups. A crescente integração entre universidades, centros de pesquisa e o setor produtivo tem criado um ambiente favorável para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Outro fator que tem contribuído para essa expansão são as ações voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento do ecossistema local. Além de ações de instituições públicas e privadas, a cidade conta com iniciativas da própria população, que visa fomentar ainda mais a rede empreendedora da cidade.
Uma delas é a Divulga Cvel, criada em 2018 por Monica Freire Oliveira. Com um trabalho focado nas redes sociais, a empreendedora ajuda outros profissionais e negócios locais a divulgarem seus serviços. Saiba mais sobre essa ação, que completou seis anos em outubro, no Economia PR Drops:
O que te inspirou a criar o Divulga e como foi o início desse projeto?
Monica: O Divulga Cascavel iniciou de uma necessidade que sentia de divulgar o meu trabalho na época (Professora de arte marcial). Eu estava em uma transição, trabalhava em uma fábrica de confecção mas iria começar a empreender e vi nas redes sociais uma oportunidade, de início era pra ser só um grupo no whatsapp com pessoas e empreendedores do bairro em que morava, mas fiz uma pesquisa de campo e percebi que esse movimento ainda não era feito em nossa cidade, então no domingo dia 14 de outubro de 2018 acordei com a ideia em mente. Fiz o Instagram, organizei como iria oferecer aos empreendedores e um dos formatos que se mantém desde aquele tempo é a divulgação sem custo.
Como você enxerga o impacto do seu trabalho no desenvolvimento do empreendedorismo local?
Monica: Acredito que são vários pontos que impactam positivamente. Ao longo dos anos criamos uma comunidade que além de fortalecer a economia local e de fomentar a visibilidade, inspira e educa através de histórias de sucesso e superação de outros empreendedores. Nosso movimento busca trazer experiências que oferecem oportunidades de aprendizado e captação para ajudar empreendedores a aprimorar suas habilidades e se adaptar às demandas do mercado.
Como o Divulga contribui para fortalecer o ecossistema empreendedor de cidades menores como Cascavel?
Monica: Quando criamos uma rede de apoio robusta, onde os empreendedores se conectam entre si, conseguimos facilitar parcerias, colaborações e troca de ideias. É aí que entra todo o resto do ecossistemas, acesso a recursos, visibilidade de diversidade, educação, capacitação e a própria cultura de empreendedorismo, criando assim um ambiente mais dinâmico e resiliente, onde o nosso desejo é que todos (desde os que estão iniciando) tenham a oportunidade de se desenvolver e prosperar.
Quais foram os marcos mais importantes nessa trajetória?
Monica: As primeiras divulgações, seguidores e pessoas que entendem e acreditam no nosso projeto; O registro da nossa marca; O sorteio da comemoração de 5000 seguidores, onde entregamos um prêmio de 5000 reais; Grandes parcerias que fizemos ao longo dos anos; Todas as mensagens de feedback e reconhecimento que recebemos que fazem a gente seguir com nosso propósito.
Quais são os seus planos futuros para o Divulga CVEL?
Monica: Nosso principal objetivo é continuar com o nosso propósito de apoiar e divulgar empreendedores, com a busca constante em nos estruturar cada vez mais para poder alcançar e estimular pessoas que tenham vontade de empreender ou buscam esse apoio para crescer ainda mais. Nosso desejo é tirar do papel a ampliação do nosso projeto, expandir a rede @divulgacvel e também organizar eventos online e presenciais.