O Sebrae entregou recentemente o Prêmio Mulher de Negócios, que reconhece mulheres empreendedoras de destaque no Brasil.
Entre as vencedoras deste ano estava Aline Kalinoski, fundadora da Nowa Marketing, que se destacou por sua trajetória de apoio e dedicação em promover o empreendedorismo feminino por meio do marketing.
Aline, com formação em Administração e especializações em Finanças e Marketing Estratégico, fundou a Nowa Marketing, ao lado de Paula Kodama, com o objetivo de ajudar pequenos negócios a fortalecer suas marcas no ambiente digital.
Sua agência, que cresceu 230% entre 2022 e 2023, oferece serviços como gestão de redes sociais, branding, produção de conteúdo visual e consultoria de marketing digital.
Aline também está concorrendo ao Prêmio Empreendedora Curitibana, promovido pela Prefeitura de Curitiba e o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, que terá a final no dia 19 de novembro, Dia do Empreendedorismo Feminino.
Ao todo, 190 empreendedoras concorreram, e doze finalistas foram selecionadas, recebendo sua premiação no auditório do Sebrae, em Curitiba.
“Com foco na criação, posicionamento e impulsionamento de marcas no ambiente digital, a Nowa é fundamentada em um sólido compromisso com o incentivo ao empreendedorismo feminino no país”, explica Kalinoski.
Premiada na categoria Pequena Empresa, Aline foi reconhecida pelo impacto positivo de suas iniciativas no marketing digital. Agora, a empreendedora planeja expandir sua atuação, oferecendo capacitação para outras mulheres que desejam gerir seus negócios de forma mais eficiente.
E o futuro parece promissor, de acordo com pesquisas. Segundo um relatório da McKinsey & Company, empresas que valorizam a diversidade têm até 35% mais probabilidade de superar seus concorrentes.
Com sede em Curitiba, a empresa atende clientes em todo o Brasil e já realizou projetos no exterior. Seu portfólio inclui profissionais liberais, como médicas, advogadas e arquitetas, além de pequenos negócios nos setores de serviços e produtos.
No Brasil, 39,1% das posições de liderança no mercado de trabalho são ocupadas por mulheres, conforme levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com dados do IBGE de 2023.
Esse progresso é significativo, mas ressalta a necessidade de continuar promovendo políticas de igualdade de gênero e oportunidades de emprego para as mulheres, especialmente em setores onde a presença feminina ainda é baixa.