Search

PR conta com mais um posto para abastecimento com GNV

corredor sustentavel economiapr
Foto: Baloncici de Getty Images/Canva

A Compagas (Companhia Paranaense do Gás) firmou parceria com mais um posto para fornecimento de gás natural veicular (GNV) no Corredor Sustentável.

Este é o 12.º posto de abastecimento com GNV no Projeto que visa implantar rotas de abastecimento de veículos pesados movidos a gás no Paraná.

A parceria foi com o Posto Tulio Caraguatá, que está localizado em Campina Grande do Sul, na Rodovia Régis Bittencourt, km 69, e contará a partir de janeiro de 2025 com o combustível.

Para a Compagas, distribuidora de gás canalizado no Paraná, o início de operação de mais um posto focado no abastecimento de veículos pesados é um marco na estratégia de ampliar a oferta de gás natural e biometano para outros municípios.

“Nossa meta é integrar as principais rotas rodoviárias do Estado e promover o transporte sustentável para a exportação de alimentos e para a agroindústria. Essa nova operação corrobora com nossa estratégia e também com a diversificação da matriz energética do setor de transportes, pela inserção de combustíveis mais limpos e eficientes e redução da dependência da importação do diesel, possibilitando ainda a redução da emissão de poluentes na atmosfera”, destaca o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

“Participar do Corredor Sustentável é, sem dúvida, um grande passo para o futuro da mobilidade no Paraná. A criação dessa rede de abastecimento com GNV representa uma mudança significativa para o transporte de cargas, especialmente os veículos pesados, que poderão contar com um combustível mais limpo e eficiente. Estamos comprometidos em ser parte dessa transformação, oferecendo uma solução sustentável e estratégica que contribui tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a preservação ambiental”, afirma Giancarlo Pasa, CEO do Grupo Tulio.

Este ano a Compagas deu início a operação da primeira rota do Projeto Corredores Sustentáveis no Paraná, que conecta os municípios de Londrina e Paranaguá, interligando as regiões Leste e Norte do Estado.

Os postos de abastecimento estão estrategicamente posicionados para garantir autonomia aos veículos no percurso entre o interior e o Porto de Paranaguá, além de promover a integração do Paraná com as rotas de São Paulo e Santa Catarina.

Além dos doze postos em operação, a Compagas tem como plano adicionar mais um posto até o final do ano.

O projeto Corredores Sustentáveis começou em 2020 na Compagas, com a identificação das principais vias de transporte do estado e dos locais estratégicos para a introdução do gás na matriz energética.

A estratégia da Companhia é ampliar a oferta de gás natural e biometano para veículos pesados, especialmente caminhões e ônibus, facilitando o transporte da produção agroindustrial, inicialmente das regiões Norte e Noroeste do Estado, para o Porto de Paranaguá, integrando o estado às principais rotas logísticas do país e contribuindo para a mobilidade urbana sustentável.

A Compagas também está engajada em identificar potenciais investidores para a instalação de novos postos de abastecimento, estabelecendo parcerias com a indústria automotiva especializada em veículos pesados e promovendo a conscientização entre os consumidores finais, especialmente entre as grandes frotas de transporte.

O gás natural é menos poluente que outros combustíveis líquidos, além disso, tem uma queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de monóxido de carbono, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar das cidades.

Compartilhe

Leia também

metodo mac economiapr

De Curitiba, imersão Método MAC acontecerá em Nova York

movimentacao portos parana economiapr

Movimentação de cargas nos portos do PR cresce 6,3% no primeiro trimestre

mercado biogas biometano economiapr

Mercado de biogás e biometano em acelerada expansão no país