Search

GeniusCon apresenta ambientes de inovação do norte pioneiro

geniuscon economiapr
Foto: Thomé Lopes

Três anos atrás, o norte pioneiro do Paraná não tinha um único ambiente de inovação, que são caracterizados como locais abertos que estimulam a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia, no formato de hub, coworking, incubadora, aceleradora, e favorecem a conexão entre os atores do ecossistema, além de contribuírem para a competitividade e sustentabilidade das empresas.

Em 2024, a região se orgulha em apresentar ao público da nona edição da GeniusCon, realizada até a última sexta-feira (18), em Jacarezinho, o trabalho conduzido por 11 espaços como esses.

Nesta quinta-feira (17), 2,5 mil pessoas passaram pelo centro de eventos da cidade.

Quem circulou por lá teve a chance de conhecer mais a fundo o impacto das ações desenvolvidas durante o Encontro de Ambientes de Inovação do Norte Pioneiro, que contou com a participação de sete painelistas: Odemir Capello, Leandro Lima, Hugo Corrêa, Mayra Gallo, Angéica Moreira, Ediane Siqueira e Tatiana Fiuza.

O reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), Fábio Antonio Néia Martini, destacou a importância de trabalhar em rede para acelerar o desenvolvimento tecnológico da região que, até pouco tempo atrás, tinha um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Paraná.

“A gente participa desde a primeira edição da GeniusCon, que foi bem pequena, lá no Instituto Federal do Paraná. De lá pra cá, a evolução foi muito grande. Só nesta edição são 7 mil inscritos, 78 municípios participando, ou seja, estamos recebendo visitantes de todas as regiões do Paraná para conhecer o que está acontecendo aqui”, destaca Martini.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que o trabalho começou lá em 2016, com a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, e tem crescido a cada ano.

Hoje, ele lembra que mais de 50 lideranças e entidades públicas e privadas se reúnem quinzenalmente para discutir as ações da governança, trabalho que resultou na criação desses ambientes de inovação, mas também de dezenas de startups no território, e de um dos maiores eventos de inovação do Paraná, que é a GeniusCon.

“Neste encontro, pudemos entender o impacto que esses ambientes de inovação têm causado nos municípios onde estão inseridos. Nosso objetivo é influenciar novas lideranças a estarem conosco neste trabalho conjunto de fomentar a cultura de inovação e de criar oportunidades para reter os nossos talentos aqui”, afirma Capello.

O chefe da seção de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Hugo Correa, diz que o trabalho de fomento à cultura de inovação, realizado na região há oito anos, não estava sendo convertido em CNPJ, havia um gap na formação dos empreendedores.

Por isso, surgiu a necessidade de criar os ambientes promotores de inovação. No ano passado, foi oficializada a incubadora de empresas do IFPR, assim como o Gajac, o laboratório de prototipagem, e o Parque Tecnológico de Jacarezinho, que está em fase de estudos para implementação.

“Credenciamos, agora, também, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Jacarezinho, o NIT. Então, estamos com três ambientes no campus do IFPR e um em parceria com a prefeitura, que é o Parque Tecnológico. Hoje, viemos apresentar para a comunidade o que vem sendo feito dentro do ecossistema. Queremos mostrar que quem tem uma boa ideia encontrará respaldo e locais para se capacitar, pois estamos de portas abertas para receber as empresas”, cita Correa.

O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, esteve em Jacarezinho e prestigiou o encontro.

Ele descreve o norte pioneiro como um caso de sucesso para o Paraná e o Brasil e diz que o Governo do Estado tem apostado bastante, com ações e recursos financeiros, na ciência, tecnologia e inovação.

“Acreditamos no poder da inovação para fomentar negócios e melhorar a economia como um todo. A GeniusCon é um evento que agrega pessoas, mostra os resultados do que está acontecendo por aqui, estimula os jovens. Temos, aqui, instituições importantes, como universidades públicas e privadas, que geram conhecimento, e entidades como o Sebrae, Senac e Senai, que são nossos grandes parceiros no desenvolvimento de talentos”, pontua Canziani.

Mesmo sem ter universidades, o pequeno município de Cambará, de cerca de 23,4 mil habitantes, é a sede do mais novo ambiente de inovação do norte pioneiro.

A coordenadora da pré-incubadora de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que o espaço ainda está em processo de credenciamento, e visa trabalhar a cultura de inovação.

A Pré-Incubadora de Ideias de Negócios de Cambará (PINC), já atende projetos nas áreas de educação, tecnologia, saúde e turismo.

“Com a pré-incubadora, nós temos projetos que estão podendo se conectar com investidores na GeniusCon. Estão aqui com o próprio estande, conversando com pessoas, conectando-se com parceiros, e aproveitando a experiência de participar de competições, recebendo o feedback de mentores. Cambará sempre participou da Genius, mas, agora, com esse habitat de inovação, a gente consegue ter maior aproveitamento ainda”, analisa Angélica.

Compartilhe

Leia também

balanco teletex economiapr

Qual é o impacto do autoconhecimento na liderança?

zinz economiapr

Bubble Mix homologa ZINZ como prestador de serviços oficial

empresas abertas por dia economiapr

PR encerra 2024 com média de 828 empresas abertas por dia