Desde maio deste ano como CMO (chief marketing officer, ou diretor de marketing) da DUX, startup de Web3 que atua como fintech para a economia criativa baseada em blockchain, João Pedro Novochadlo foi agraciado em duas premiações – BRICS Solution Awards e BRICS Future Makers – durante o BRICS Business Fórum, principal evento de negócios do bloco, que aconteceu no dia 18, no World Trade Center Moscou, na Rússia.
Novochadlo venceu o BRICS Solution Awards, que reconhece iniciativas em alguns espectros da tecnologia que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos países do bloco.
Aos 25 anos, ele criou um aplicativo com dois amigos para pessoas com deficiência visual na área de tecnologia.
“Não só em Curitiba (PR), mas de forma geral em todo o mundo, a acessibilidade é pouco satisfatória para esse público. Fui agraciado na categoria plataforma e soluções digitais para o cidadão”, explica.
Chamado de Veever, o app é gratuito e utiliza-se de tecnologia de microlocalização para facilitar a interação e a locomoção de pessoas com deficiência visual em ambientes urbanos internos e externos.
Para a ferramenta funcionar, são necessários quatro elementos tecnológicos: smartphones, beacons (dispositivos que emitem um sinal de rádio por meio do bluetooth), computação em nuvem e inteligência artificial.
A implementação mais recente da solução foi nesse ano, no Rock in Rio, mapeando alguns pontos de interesse da Cidade do Rock.
Novochadlo recebeu também a premiação individual BRICS Future Makers, que agraciou inovadores, empreendedores e criativos dos 15 países do bloco que estavam de alguma forma contribuindo para o desenvolvimento do futuro no aspecto geral.
Além dos reconhecimentos, João foi convidado para participar como painelista no BRICS Innovation Summit 2025 na África do Sul, um incentivo financeiro da União Chinesa de Empreendedorismo, bem como uma bolsa de pós-gradução em uma das maiores plataformas educacionais de ensino do Oriente Médio e do Norte África.
“Foram cerca de 1300 inscritos e fui o único brasileiro finalista. Além do evento, visitamos também o o Skolkovo Innovation Center, maior campus tecnológico da Europa, além de hubs de inovação e empreendedorismo da Iniciativa Nacional de Tecnologia da Rússia, onde participamos de algumas atividades, como a de criar propostas e iniciativas tecnológicas para o bloco, discutir sobre soluções e plataformas, que foram apresentadas como sugestões para a cúpula”, ressalta.
O evento contou com a presença do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, além de representantes do governo e da comunidade empresarial dos países do BRICS, e teve como intenção discutir as próximas iniciativas e atividades para o ano que vem para os países do bloco.