A recém-criada Faculdade Escola Superior de Advocacia da OAB Nacional (Faculdade ESA-OAB) anuncia o início da oferta de cursos superiores na modalidade a distância (EAD) nas áreas de tecnologia, marketing e gestão, além de cursos livres e pós-graduações.
A novidade surge após o recente credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC).
A implementação do processo contou com o apoio do Grupo SWA, especializado em soluções tecnológicas para educação. A empresa paranaense forneceu à OAB o ‘kit de credenciamento’, que inclui treinamentos essenciais para essa fase de implantação, em sua plataforma JACAD.
“Participar deste marco histórico, em que a OAB se torna a primeira entidade de classe a ofertar cursos de ensino superior no país, é uma grande honra para nós”, afirma Leandro Scalabrin, CEO do Grupo SWA.
O primeiro curso de graduação da Faculdade ESA-OAB será o “Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais”.
O sistema JACAD será a espinha dorsal da administração e gestão educacional dos cursos, atendendo alunos, professores e equipe administrativa, permitindo uma jornada completa, desde a matrícula até o acesso às aulas, notas e pagamento das mensalidades.
“Com a plataforma da SWA, os alunos da ESA-OAB terão acesso ao conteúdo, poderão assistir às aulas, conferir notas e tarefas, e gerenciar seus dados pessoais, financeiros e acadêmicos. A plataforma investe em segurança da informação, implementando medidas que atendem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e garantem a segurança dos negócios dos clientes. Outro diferencial é a implementação da Secretaria Digital e do Diploma Digital, que automatizam a validação de documentos pessoais, garantindo segurança e agilidade”, acrescenta Scalabrin.
Segundo ele, o JACAD opera em 24 estados brasileiros e atende mais de 1 milhão de pessoas.
Embora a Faculdade ESA-OAB não ofereça cursos de graduação em Direito, seu foco está no desenvolvimento de cursos técnicos e graduações voltados para as necessidades da advocacia em áreas como tecnologia, inteligência artificial e gestão.
A instituição também passará a certificar pós-graduações e estabelecer parcerias com as ESAs estaduais, criando programas personalizados para atender diretamente às demandas dos advogados em diversas regiões.
Além disso, a Faculdade ESA-OAB está se preparando para formar equipes de apoio em setores como atendimento, gestão de projetos, gestão financeira, uso de sistemas judiciais e administração de escritórios.