Search

Confiança do consumidor paranaense cresce pelo terceiro mês consecutivo

confianca consumidor pr economiapr
Foto; dotshock/Canva

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), registrou alta de 1,6% no Paraná em outubro, marcando o terceiro mês consecutivo de crescimento.

Contudo, o índice está em 97,5 pontos, e ainda não conseguiu chegar ao nível de satisfação, definido em 100 pontos.

Alguns fatores seguem pressionando o indicador: a avaliação do Momento para Duráveis (66,7 pontos), Perspectiva de Consumo (69,8 pontos), Acesso ao Crédito (71 pontos) e Perspectiva Profissional (80,8 pontos) permanecem aquém do nível considerado satisfatório.

Desde abril deste ano, o índice no Paraná caiu para menos de 100 pontos, indicando certa insegurança das famílias em relação ao acesso ao crédito e à estabilidade profissional, e menor disposição para o consumo.

Em contrapartida, fatores como emprego atual (122,6 pontos) e renda atual (161,2 pontos) mantêm resultados positivos.

Na comparação anual com outubro de 2023, todos os fatores avaliados recuaram, exceto o Momento para Duráveis, que apresentou aumento de 12,7%, embora ainda seja o item com menor pontuação geral.

Esse aumento reflete uma melhora considerável, já que o indicador estava em situação bem mais crítica no mesmo período do ano anterior.

Observa-se também uma retomada gradual da confiança dos consumidores paranaenses.

Na comparação com setembro, a perspectiva de aumento salarial subiu 7,4%, e o nível de consumo atual subiu 2,6%, bem como a avaliação sobre a renda atual que aumentou 1,4%.

Emprego atual e perspectiva de consumo mantiveram-se estáveis com relação ao mês passado. Já os fatores acesso ao crédito (-0,2%) e momento para duráveis (-0,3%) sofreram leve redução na variação mensal.

Ao avaliar as faixas de renda, o indicador cresceu em ambas, mas segue abaixo da zona de satisfação para as famílias de menor renda, alcançando 95 pontos, com aumento de 1,5% em relação a setembro. Já entre as famílias de renda mais alta, a ICF está em 108,9 pontos, com uma alta de 1,8% no mês.

Compartilhe

Leia também

nava tecnologia economiapr

NAVA busca 130 profissionais de tecnologia

scania cotrasa economiapr

Scania Cotrasa expande atuação no PR com nova loja de peças em Paula Freitas  

plano juridico assinatura economiapr

Escritório projeta expansão nacional com assinatura em propriedade Intelectual