Search

Itaipu e Itaipu Parquetec lançam programa de inovação Acelera ESG

acelera esg economiapr
Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec lançam, nesta segunda-feira (28), o programa de inovação aberta Acelera ESG, que vai conectar a agroindústria, a agropecuária e cooperativas do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul a startups que desenvolvem soluções tecnológicas.

A iniciativa tem como foco os pilares Ambiental, Social e Governança (ESG).

Representantes do setor, especialmente cooperativas, foram ouvidos para um levantamento dos desafios e problemáticas vivenciados nas atividades.

Depois de coletadas as demandas, o programa vai prospectar, selecionar, desenvolver e acelerar projetos inovadores que ofereçam soluções reais a desafios enfrentados pelo agro.

Os desafios apontados pelo setor são ligados a quatro temáticas: Resíduos e efluentes; Eficiência energética e mitigação de gases de efeito estufa; Controle, rastreabilidade e logística; e Inovações inclusivas.

Entre os objetivos, estão o fomento à economia regional, a geração de emprego e renda, a otimização de processos, a eficiência das operações, a valorização de ações de impacto positivo na comunidade e a promoção do desenvolvimento territorial sustentável, que faz parte da missão da Itaipu.

O investimento previsto no programa para o desenvolvimento de tecnologias que que beneficiarão o setor é de cerca de R$ 2 milhões. As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no edital.

A submissão das propostas para a seleção de startups interessadas em participar do programa é gratuita.

As cooperativas, agroindústrias e instituições agropecuárias que participarem do Programa terão como benefícios, por exemplo, a possibilidade de estabelecer parcerias estratégicas e participar do desenvolvimento das soluções, diferenciação no mercado e aumento da competitividade.

E, ainda, acesso a novas tecnologias para a resolução de problemas de mercado; melhorias na eficiência operacional por meio da otimização de processos produtivos e logísticos; impacto ambiental e social positivo, engajamento e inovação comunitário; e a possibilidade de contratar uma solução recém-desenvolvida e/ou que ainda não tenha sido apresentada ao mercado.

Compartilhe

Leia também

locacao imoveis economiapr

Locações de imóveis residenciais deve dobrar em Curitiba até fevereiro

relacoes comerciais economiapr

PR fortalece relações comerciais com os Estados Unidos em 2024

queijaria economiapr

Queijaria do PR garante expansão antes mesmo da inauguração