Search

Latinoware volta a ser realizado no Itaipu Parquetec

latinoware economiapr
Foto: Kiko Sierich /Itaipu Parquetec

O Latinoware – Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – chega a 21ª edição e uma série de novidades agregam ao maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina ainda mais inovação, conhecimento e conexão.

Além de voltar a ser realizado no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu, no Paraná, onde nasceu em 2004, por meio de uma parceria e Itaipu Binacional, o Latinoware também vai integrar o Festival Iguassu Inova, evento amplo que será realizado de 27 a 30 de novembro.

De forma paralela acontece ainda a XIII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – Ficiências. A parceria fortalece o acesso a discussões sobre tecnologias, inovação, cultura e empreendedorismo, garantindo uma experiência única e completa aos participantes.

O evento proporciona debates e trocas de experiências e conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e suas aplicações.

“A cada edição, percebemos a relevância de discutir soluções abertas, que trazem mais inclusão, acessibilidade e oportunidades para todos. Nesta edição, o evento se posiciona como um espaço estratégico para debater o futuro da tecnologia, especialmente em áreas como inteligência artificial, robótica e conectividade”, afirma o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo.

Parceira no evento, a Itaipu Binacional, que atua no fomento à inovação em dezenas de frentes, também reforça a importância das conexões para a construção e aperfeiçoamento do uso de tecnologia, a fim de que sua aplicação seja ainda mais eficaz e traga avanços nas mais diversas áreas.

“A Itaipu Binacional tem um forte compromisso com o desenvolvimento sustentável e o uso responsável de tecnologias. O Latinoware, ao promover o uso de software livre e tecnologias abertas, compartilha essa visão, pois incentiva soluções tecnológicas acessíveis e menos dependentes de infraestruturas proprietárias. Isso ajuda a reduzir a dependência de soluções de mercado, promovendo a autonomia tecnológica da usina, que é um celeiro de talentos que se destacam por sua produção acadêmica, tecnológica e que também busca excelência de gestão. Isso está alinhado com os princípios de sustentabilidade, eficiência e colaboração, valores fundamentais para Itaipu”, afirma o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha

A 21ª edição do evento será realizada de 27 a 29 de novembro, com programação intensa das 8h às 18h.

Nos três dias de evento, 3 mil pessoas devem participar do Latinoware, entre estudantes, empreendedores, pesquisadores, empresas, organizações parceiras, expositores e comunidade em geral que se interesse pelo tema.

“Acreditamos que fomentar o conhecimento e a troca de experiências é essencial e o Latinoware é um espaço que viabiliza essa conexão entre diferentes públicos, de jovens talentos a grandes especialistas da América Latina. Convidamos todos a participarem desta edição, que estará repleta de oportunidades de aprendizado, colaboração e networking”, reforça o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, professor Irineu Colombo

 O Latinoware excede o objetivo de ser um evento que promove as novidades do setor de tecnologia, pois também oportuniza a interação cultural, econômica e tecnológica da América Latina, fomentando discussões que vêm ao encontro da essência do evento que é o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios.

“Muitos estudantes têm o primeiro contato com o software livre e tecnologias abertas através da Latinoware. O evento desperta interesse e engajamento em tecnologias colaborativas, onde os participantes podem contribuir ativamente para projetos de software e inovação. O evento oferece uma ampla gama de atividades educacionais, como palestras, workshops e minicursos, que capacitam os participantes em áreas essenciais da tecnologia, além da exposição às mais recentes inovações e avanços da área de tecnologia. A longo o prazo, o objetivo do evento é criar oportunidades para indivíduos e empresas, e em parceria com Itaipu Parquetec, consolidar Foz do Iguaçu e região como polo de inovação e tecnologia.”, observa o diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha

Nesta edição, mais de 100 palestrantes vão compartilhar suas experiências sobre os avanços e complexidades em relação à: Segurança Cibernética; Inteligência Artificial e Machine Learning; Governança e Políticas de TI; Inclusão Digital e Acesso à Tecnologia; Tendências Sociais e Impactos da Tecnologia; Open Hardware; Tecnologias Emergentes; Software Livre; Desenvolvimento de Software e Desenvolvimento de Games.

Também serão realizados minicursos e oficinas; e o tradicional Hackathon, com premiação em dinheiro e oportunidades em programas de pré-incubação.

Compartilhe

Leia também

gt building economiapr

GT Building cria startup de serviços de anfitrião profissional

taroba construcoes economiapr

Tarobá Construções recebe Selo ESG em Toledo

curitibana business economiapr

Curitibana Business completa cinco anos