Search

Startup Investeendo leva educação financeira para jovens periféricos

premio legado economiapr
Foto: Divulgação

A Investeendo, startup de impacto social e educacional focada em educação financeira e empreendedora para jovens de periferias brasileiras, foi a grande vencedora do 12º Prêmio Legado de Empreendedorismo Social, que inclui um investimento de 10 mil reais.

A startup atua diretamente em escolas de áreas de vulnerabilidade socioeconômica, onde, por meio de um sistema gamificado com totens digitais e simuladores de tabuleiro, busca incentivar uma relação mais consciente com o dinheiro.

A conquista reforça a missão da Investeendo de capacitar esses jovens para a gestão de recursos e o investimento responsável, oferecendo uma alternativa ao crescente uso de aplicativos de apostas.

Fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta e Mariana Motta de Matos, a Investeendo nasceu do encontro de três profissionais apaixonados por educação: Sam, professor da rede pública do Paraná, encontrou nos jogos uma solução para engajar seus alunos, enquanto Vanessa e Mariana, ambas bancárias, ofereciam palestras gratuitas sobre educação financeira para jovens e adultos, devido à grande dificuldade que as pessoas têm em se relacionar com o dinheiro.

Juntos, criaram uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos, que já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros, com o uso de mais de 40 jogos. Com o prêmio recente, a startup busca intensificar esse impacto e expandir seu alcance a ainda mais jovens.

“O nosso objetivo é alcançar 100 mil jovens das periferias até 2027, levando Educação Financeira e Empreendedora de qualidade para as comunidades. Acreditamos que dessa forma vamos conseguir combater o endividamento precoce e o vício pelos aplicativos de aposta”, afirma Sam Adam Hoffmann, CEO da startup.

A Investeendo transforma o aprendizado em escolas ao gamificar o ensino de educação financeira e competências empreendedoras.

Com uma metodologia baseada em jogos, os estudantes vivenciam situações reais de negócios, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe.

O aplicativo da startup, disponível em forma de totem interativo, engaja os alunos de forma lúdica, permitindo que aprendam, na prática e no dia a dia, a se relacionar com o dinheiro por meio de uma moeda virtual.

Eles ganham essas moedas ao realizar tarefas e cumprir missões definidas pelos professores, aprendem sobre investimentos e as aplicam para aumentar sua “renda”. Além disso, podem fazer transferências, adquirir direitos e comprar alguns produtos na “lojinha” disponível no próprio app.

Além do ambiente escolar, a Investeendo leva o aprendizado para outro nível ao transformar a experiência em um jogo educacional. Isso significa que os alunos têm a oportunidade de aprender sobre finanças, empreendedorismo e carreira ao gerenciar uma mini versão da empresa em um tabuleiro.

Além disso, a Investeendo oferece soluções personalizadas para empresas, integrando o aprendizado financeiro e o desenvolvimento humano em projetos de responsabilidade social e treinamentos de colaboradores.

Os jogos educacionais tornam o aprendizado mais imersivo e interativo, aumentando o engajamento e alinhando-se às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Compartilhe

Leia também

confianca comercio economiapr

Confiança do comércio paranaense segue em queda pelo terceiro mês

humanizacao da ia economiapr

Empresas que apostam na humanização da IA aumentam retenção de clientes em 30%

gt building economiapr

Incorporadora impulsiona uma Curitiba mais sustentável