Search

PR traz de Barcelona conexões e novas ideias de soluções para cidades

pr barcelona economiapr
Foto: Smart City Expo World Congress

Representantes da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI) participaram do Smart City Expo World Congress 2024, realizado em Barcelona, na Espanha, durante esta semana.

Eles integraram a Comitiva Oficial Brasileira no evento, que reuniu líderes de empresas globais, governos e organizações para discutir temas voltados à inovação urbana.

Ao todo, 62 representantes de diversos estados, incluindo autoridades, gestores públicos, empresários, empreendedores e especialistas em cidades inteligentes, participaram do encontro, realizado de segunda a quinta-feira (de 5 a 7 de novembro).

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani destacou a importância da participação do Governo do Paraná no evento para gerar conexões com outras instituições e discutir soluções para cidades inteligentes.

“A missão em Barcelona foi muito positiva, primeiro porque participamos da escolha de Curitiba como comunidade mais inteligente do mundo. Aliado a isso, junto com prefeitos, vice-prefeitos, entidades públicas e privadas, fizemos inúmeras visitas para conhecer o que a cidade tem a oferecer. Com certeza isso vai dar um importante retorno para o Paraná, principalmente na área da inovação”, disse Canziani

No primeiro dia, a equipe do Paraná participou do evento que elegeu Curitiba como a  Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024 pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes).

Além da Capital, o município de Assaí, no Norte do Paraná, recebeu o troféu como uma das Sete Comunidades Mais Inteligentes do Mundo.

Os representantes da SEI, junto com um grupo de participantes do evento, fez um tour pelo Distrito de Inovação 22@Barcelona, um dos projetos mais importantes de transformação urbana da cidade catalã.

A iniciativa de renovação urbana transformou 200 hectares da zona industrial do bairro de Poblenou em um local para concentração de atividades baseadas no conhecimento.

Outro local visitado pela comitiva foi o Barcelona Health HUB, associação sem fins lucrativos voltada à promoção da inovação na saúde digital.

O HUB é reconhecido como um centro de referência internacional na área e estimula a colaboração entre mais os mais de 500 integrantes, que incluem startups, instituições de saúde públicas e privadas, universidades, grandes empresas e investidores, com o objetivo de impulsionar a transformação digital no setor da saúde.

Nesta quinta-feira, a equipe participou da exposição do Smart City Expo Congress, tendo acesso aos diversos stands, como o da Dassault Systemes, multinacional francesa que desenvolve softwares para design de produtos 3D, e da  Microsoft, que apresentou um veículo com inteligência artificial para auxiliar a polícia em operações.

No estande de Israel, uma startup mostrou a tecnologia de tecido flexível com captação de energia solar e luzes de led para ser usado como tendas em eventos.

Para o diretor de inovação da SEI, Fabricio Bianchi, a missão a Barcelona representou uma grande oportunidade de captação de conhecimentos no viés de manter o Paraná como um estado inovador e referência no uso da inteligência artificial.

“Foi realmente instigador, porque vimos várias tecnologias, vários cases voltados à melhoria do dia a dia do cidadão. Além disso, conseguimos participar de conversas em que pudemos ter trocas sobre boas práticas, projetos que estão sendo realizados e como a gente pode levar isso para o Paraná e desenvolver isso dentro do nosso Estado”, disse.

Além das visitas, a comitiva também participou em todos os dias de palestras e painéis com referências no âmbito da inovação em centros urbanos, como o de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova Barcelona e da Triple Helix Association, e Carlos Olsen, CEO da Global Business Innovation Intelligence.

A agenda da comitiva do Paraná segue na próxima semana com a participação no Web Summit Experience que acontece entre os dias 11 e 14 de novembro na cidade de Lisboa, em Portugal.

O evento irá contar com uma experiência imersiva no ecossistema de inovação português, com palestras, visitas a startups e hubs de inovação.

Compartilhe

Leia também

digitalizacao servico publico economiapr

Colab reforça seu papel na digitalização dos serviços públicos

habitos saudaveis professores economiapr

Startup cria plataforma para promover hábitos saudáveis entre professores

especialista felicidade economiapr

Especialista em felicidade participa do Smart City Expo Curitiba