O Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas, localizado em Morretes, no litoral do Paraná, conquistou o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 na categoria “Experiência/Produto”.
A cerimônia ocorreu em 9 de novembro em Gramado, Rio Grande do Sul, e homenageou iniciativas inovadoras e impactantes em turismo sustentável no Brasil, com o apoio do Ministério do Turismo (MTur).
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que completa 12 anos, celebra anualmente as melhores práticas de turismo sustentável no país.
Nesta edição, o prêmio recebeu 83 inscrições de 18 estados brasileiros, das quais 26 foram selecionadas como finalistas e apenas 10 foram premiados.
Com mais de 1.000 iniciativas inscritas ao longo dos anos, o prêmio já reconheceu mais de 100 empreendimentos por suas contribuições ao turismo sustentável.
A cerimônia, realizada no Hotel Buona Vitta Gramado, reconheceu iniciativas nas categorias de Gestão/Governança e Experiência/Produto, com um júri especializado composto por profissionais do setor.
O Ekôa Park se destacou com o projeto “Pacto pela Natureza”, que visa combater a caça ilegal e promover a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica.
A iniciativa engloba projetos de educação ambiental em escolas, engajamento comunitário, parcerias estratégicas e tecnologias de monitoramento para proteger espécies ameaçadas, como a palmeira juçara e o veado Mazama jucunda.
O projeto também incentiva alternativas sustentáveis de renda para a comunidade, fortalecendo a relação entre as pessoas e a natureza e reduzindo práticas de caça na região.
No ano anterior, o Ekôa já havia sido finalista e recebeu uma Menção Honrosa pela qualidade de seus projetos. Em 2023, a Grande Reserva Mata Atlântica, da qual o Ekôa faz parte e atua como conselheiro, também foi premiada.
A Grande Reserva Mata Atlântica, que cobre quase três milhões de hectares nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, trabalha pela conservação da biodiversidade e pelo incentivo ao ecoturismo sustentável, sensibilizando os visitantes para a importância da Mata Atlântica.
Tatiana Perim, diretora-executiva do Ekôa Park, recebeu a premiação com entusiasmo:
“Ganhar este prêmio valida o trabalho que fazemos desde 2018, trazendo transformações positivas para Morretes e região. Esse reconhecimento fortalece nossa missão de inspirar e promover uma conexão profunda com a natureza, incentivando o turismo responsável e o cuidado com a nossa Mata Atlântica.”
Desde sua fundação, o Ekôa já recebeu cerca de 40 mil visitantes, mais de 100 escolas e aproximadamente quatro mil alunos, além de sensibilizar profissionais de diversas empresas para práticas de sustentabilidade.