Search

Programa de inovação aprimora tecnologias para indústria 4.0

industria 4.0 economiapr
Foto: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec

Cinco startups aceleradas pela Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec que participam do maior programa de inovação aberta em 5G do país – o Let5Go Startups – utilizaram a rede privativa do parque tecnológico para testar suas soluções, que têm o potencial de impulsionar a indústria 4.0 e a transformação digital. 

Os resultados obtidos foram apresentados nesta quinta-feira (28), como parte da programação do Festival Iguassu Inova. O evento reúne estudantes, pesquisadores, empreendedores, entusiastas da tecnologia e inovação e a população de Foz e região, até sábado (30).

O Let5Go Startups teve mais de 50 empresas inscritas, das quais 18 foram escolhidas para a etapa de pré-aceleração.

Nessa fase, as propostas de soluções das startups para os quatro desafios do edital (nas temáticas Energia, Logística, Indústria 4.0 e Meio Ambiente) foram adequadas a questões relacionadas, por exemplo, ao modelo de negócios.

Ao final, cinco foram escolhidas para a aceleração e receber investimentos de até R$ 300 mil cada.

Foram elas: BSafer, Getter, Sense+, Avant e Pix Force.

“Nessa parceria com o Itaipu Parquetec, construímos uma infraestrutura – o 5G Lab -, junto com a Nokia, tivemos pesquisa e desenvolvimento, e também um momento de inovação aberta, com o financiamento de projetos que foram testados em nosso laboratório. Dessa forma, fechamos o ciclo do desenvolvimento tecnológico”, destacou o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha.

“No caso do 5G, existe um processo de amadurecimento, ainda temos obstáculos, mas o mundo de negócios começa com as primeiras tentativas que nem sempre são lucrativas. Na área de segurança de barragens, por exemplo, começamos com tecnologias e conhecimentos na Itaipu e no Itaipu Parquetec e hoje oferecemos soluções para o Brasil”, afirmou o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

“Esse projeto é uma forma de fomentar soluções e a inovação e trazer para cá toda essa turma cheia de ideias. Atendemos desde gente de Porto Alegre até o Amazonas, e agora estamos chegando também a Portugal”, comentou o diretor técnico do Itaipu Parquetec, Alexandre Teixeira.

“O 5g é um habilitador da indústria 4.0 na transformação digital. É importante a conectividade, mas o mais importante são as aplicações. Então, por isso, esse programa é fundamental”, disse o gerente de Novos Negócios da Nokia, Alberto Rodrigues.

O laboratório com rede 5G privativa do Itaipu Parquetec é o primeiro do país, viabilizado por uma parceria com a Itaipu, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Nokia, e possui equipamentos de última geração para testes e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Essa foi a rede utilizada pelas empresas aceleradas, que durante o programa também tiveram acesso a mentorias técnicas e de negócios.

Felipe Nobre, da Avant Sementes & Drones, contou que o 5G auxiliou a empresa a aprimorar suas soluções voltadas ao agronegócio.

Uma delas foi a pulverização localizada de herbicidas, que permite uma aplicação mais assertiva desses produtos. O uso do 5G, segundo ele, tornou a entrega das informações mais rápida – antes, o prazo era de uma semana, e foi reduzido para 24h.

“Foi uma jornada muito interessante, viramos fãs desse time da Itaipu e do Itaipu Parquetec. Nos sentimos honrados em fazer parte dessa história da criação de sabedoria digital aplicada”, ressaltou Rufo Paganini, fundador da Getter, startup que utiliza Inteligência Artificial em soluções para a indústria com foco na saúde e segurança do trabalho, gestão de processos e controle de qualidade.

Compartilhe

Leia também

rosa maria pinhais inovação economia pr

Os planos de Rosa Maria para consolidar Pinhais como polo de inovação

varejo índice stone economiapr

Varejo tem queda de 3,5% em dezembro, aponta Índice do Varejo Stone

zinz economiapr

Bubble Mix homologa ZINZ como prestador de serviços oficial