Search

FIIL tem participação de startups e conteúdos sobre inovação

FIIL economiapr
Foto: Thomé Lopes

Em comemoração ao aniversário de 90 anos de Londrina, a cidade receberá, de 5 a 8 de dezembro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, o primeiro Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL).

O evento, realizado pelo Estação 43, contará com uma vasta programação de conteúdos, com palestrantes nacionais e internacionais, além de exposição de 39 startups e um hackathon de Smart Cities.

O Sebrae/PR é um dos apoiadores do Festival e estará presente com a arena de conteúdos e a Vila de Startups, no Pavilhão Internacional.

O gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Rubens Negrão, afirma que o evento será uma oportunidade de mostrar ao público a força do Ecossistema de Inovação de Londrina, a partir de uma vitrine de todos os ativos da cidade, como as governanças que compõem o Estação 43, os ambientes promotores de inovação e as startups.

“Na nossa arena, traremos palestras e painéis sobre tendências, inovações e futuro. Também estaremos presentes no Hackathon Smart Cities e na promoção de uma rodada de negócios do setor de pesquisa em inovação, assim como no Encontro dos Ecossistemas de Inovação. O FIIL vem para celebrar o aniversário da cidade posicionando a sua vocação para a inovação”, pontua Negrão.

O presidente do Estação 43, Lucio Kamiji, diz que a programação do Festival é abrangente e vai atender as 12 governanças da cidade – Agrovalley (agronegócio), APL de TIC (tecnologia da informação e comunicação), Icon (construção civil), IntegraQM (químico e materiais), Londrina Inteligente (cidades inteligentes), Lavi (economia criativa), Inovemm (eletrometalmecânico), Salus (saúde), Turismo, Comércio, Instituições de Ensino Superior (IES) e RedFoot (startups).

Ele destaca que, no segundo dia de evento, sexta-feira (6), será realizado o 6º Encontro Estadual de Parques Tecnológicos do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), quando será feita a entrega de certificados de credenciamento de novos ambientes promotores de inovação no Paraná – são 490 no Estado –, espaços que podem ser caracterizados como pré-incubadora; incubadora tecnológica; aceleradora; espaço maker; centro de inovação; agência de inovação ou núcleo de inovação tecnológica; e parques científicos e tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Na agenda, também está previsto um painel com a apresentação dos resultados da Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá e a proposta de trabalho para 2025, além de palestras magnas com Tony Ventura, no dia 5 de dezembro, às 19h, sobre “Inteligência Artificial nos Negócios e as Melhores Ferramentas para Vendas”, e com Ricardo Cavallini, sobre “Inovação, Empreendedorismo e Negócios Aplicados a Segmentos Estratégicos Produtivos”, no sábado (7), às 16h.

“Toda a população londrinense, do Paraná e do Brasil está convidada a participar do FIIL, que é gratuito. Como são várias atividades, é importante selecionar o conteúdo que deseja acompanhar, pois, em alguns ambientes, a quantidade de vagas é limitada”, explica Kamiji.

O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, diz que faltava a Londrina um evento que a posicionasse como uma cidade inovadora. A intenção, segundo ele, é mostrar ao Brasil e ao mundo o que está sendo feito por aqui.

“Pensamos que precisa ser um evento anual, que seja um grande agregador e divulgador do que a cidade produz no ano e a celebração de tudo o que tem sido feito. Teremos convidados internacionais, que é para levantar a régua”, avalia.

A Decola Startup School, que trabalha com projetos de educação empreendedora, será uma das expositoras da Vila de Startups, dentro do espaço Sebrae/PR.

A CEO e fundadora do negócio, Ana Paula Murakawa, diz que estar dentro do FIIL representa uma oportunidade de se conectar com outras startups e ecossistemas e de trocar experiências e aprendizados.

Para ela, o evento funcionará como uma vitrine para apresentar suas soluções para levar a inovação à área da educação.

“Em 2025, vamos trabalhar com editais voltados para os fundos de proteção à criança e ao adolescente. E também, através da Lei Rouanet, para a promoção dos nossos eventos de construção e estímulo à cultura de inovação nas escolas. Então, todas as empresas que tiverem interesse nessa temática, de desenvolver a cultura de inovação na escola e de ter a sua marca associada a essas ações vão poder entender um pouquinho sobre como investir parte dos seus impostos nesses projetos”, antecipa a empreendedora.

Compartilhe

Leia também

codigo defesa consumidor economiapr

Novo Código de Defesa do Consumidor do PR traz questões na relação de consumo

salto osorio economiapr

ENGIE conclui modernização da Usina Hidrelétrica Salto Osório

taxi aereo economiapr

Táxi aéreo cresce 15% com liderança do Aeroporto de Bacacheri no Sul do país