A ACOM, desenvolvedora de sistemas de gestão com foco no food service, tem um novo COO (Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações): Octavio Vicentini Guimarães. Com 51 anos e 30 de carreira, o executivo coloca sua experiência na área de tecnologia a serviço da food tech.
Ao lado de Carlos Drechmer e Eduardo Ferreira, CEO e CCO da empresa, respectivamente, Guimarães está trabalhando no planejamento para 2025, alinhado às necessidades do presente.
“Já estou atuando fortemente na ACOM. Existem diversos desafios ligados à função de COO, mas neste momento, meu foco está em equilibrar lideranças, compreender os desafios de cada indivíduo e onde se encaixam as habilidades de cada pessoa”, descreve.
Garantir o bom funcionamento das equipes e assegurar que as operações diárias da empresa sejam executadas de forma eficiente e eficaz; rever perfis, processos e tecnologias; reforçar a ideia de um ambiente seguro para que os colaboradores possam refletir sobre suas ações; compartilhar aprendizados; testar estratégias e mudar o planejamento inicial, estão entre as ações em curso.
No currículo do novo COO da ACOM Sistemas constam atuações na Microsoft do Brasil, Grupo Positivo, Grupo Opet, Grupo Destro, Neodente/Neoortho e Clube Athletico Paranaense.
Toda essa expertise, diversa e acumulada ao longo de três décadas de carreira, será colocada à disposição da nova empresa em que trabalha.
“Tenho paixão por transformar empresas com minha experiência em transformação digital e inovação, para agregar valor estratégico aos negócios e contribuir diretamente para o alcance das metas e objetivos da companhia”, afirma.
“Desenvolvi competências estratégicas que me permitem liderar times operacionais de tecnologia e conduzir ao estratégico, sendo catalisador de melhorias de processos e trazendo eficiência às necessidades dinâmicas de cada negócio”.
Das corporações em que atuou, Guimarães diz que carrega como um dos principais aprendizados a compreensão de que a tecnologia integra um tripé composto também por pessoas e processos.
“A tecnologia não deve ser olhada de forma isolada; é preciso considerar o tripé, que é a base da gestão de qualquer empresa no mundo. Com pessoas e perfis corretos, processos bem organizados e tecnologia adequada, as empresas tendem a ter um crescimento acelerado”, avalia.
O convite para integrar o time da ACOM Sistemas veio após Guimarães, via plataforma LinkedIn, apresentar-se à empresa.
“Após algumas conversas remotas e presenciais, recebi o convite para ser diretor de operações. Os principais fatores que pesaram a favor da decisão foram a cultura e os valores da organização”, declara.
Segundo o CEO da ACOM Sistemas, a contratação do novo COO integra um conjunto de ações e estratégias.
“A vinda desse profissional é apenas um dos passos de um planejamento que não começou por agora. O ano de 2025 trará muitas novidades, que ainda estão por vir. Aguardem novas notícias”, revela Drechmer.