Administrar uma empresa em 2024 exige um olhar atento às modificações tecnológicas.
Com o avanço dos softwares e ferramentas, muitas profissões têm sido positivamente impactadas pela tecnologia e, em muitos casos, as empresas responsáveis estão cientes dos avanços, mas será que estão prontas para usarem esses acontecimentos como aliados?
No caso da contabilidade, a transformação digital já trouxe muitas mudanças para o setor. Seja por meio da automação de processos, big data e análise de dados, inteligência artificial ou segurança de dados.
A bwise, startup digital de Curitiba que atua desde 2021 no mercado, conta com essa infraestrutura tecnológica em seu alicerce estratégico de serviços e soluções.
Com um quadro de 70 funcionários e crescimento de 20% ao ano, a empresa projeta um faturamento de 7 milhões para 2025 e conta com uma plataforma completa com suporte online e serviços consultivos para atender os clientes de modo personalizado e inovador.
De forma operacional, a tecnologia é empregada de ponta a ponta para integrar e automatizar os processos.
Os profissionais atuam como consultores estratégicos, entendendo o cenário econômico e tributário brasileiro, analisando o negócio de cada cliente e apresentando soluções para auxiliar na tomada de decisões.
De acordo com o Índice de Burocracia da América Latina de 2022, micro e pequenas empresas brasileiras dedicam em média 180 horas por ano a trâmites burocráticos, o que corresponde a 22,5 dias úteis.
São cenários como esse que a bwise busca interferir. Com a integração de plataformas oferecida pela startup, é possível visualizar o gerenciamento integrado de dados e processos de cada empresa, evitando assim a perda de tempo útil dos gestores.
Utilizando-se do Software como Serviço (Saas), a plataforma digital oferecida pela bwise não exige o download de nenhum programa no equipamento. Todas as aplicações são feitas pela nuvem.
Por meio dele, o gestor pode acompanhar o controle financeiro completo, acessando, por exemplo, a emissão de notas fiscais e o controle de impostos
Um dos pontos importantes e que acompanha o progresso tecnológico é o atendimento humanizado.
Seja em serviços de auditoria, Tax, BPS, consultoria, ou suporte contábil para empresas do MEI e Simples Nacional, a bwise faz questão de treinar seus funcionários para que sejam próximos a gestores e empresários, compreendendo suas demandas, diagnosticando o problema com rapidez e cuidando, com habilidade, da saúde financeira daquele negócio.
“Fico muito feliz em ver a bwise crescendo no mercado de contabilidade digital que, na nossa visão, está ganhando maturidade no Brasil. Tudo evolui rapidamente e a digitalização é um caminho sem volta no universo fiscal e contábil. Por isso, aqui dentro temos olhos atentos e estamos na vanguarda de sempre trazer as novidades tecnológicas. O que eu acho importante reforçar para além disso, é que na bwise a tecnologia não faz com que o atendimento especializado perca seu espaço. Para nós a a proximidade com os clientes vem em primeiro lugar e é uma base da transformação tecnológica”, comenta Wellington Calobrizi, sócio-fundador da bwise.
Para Calobrizi, a empresa tem trilhado um caminho importante na relação com os clientes.
“Os serviços de contabilidade digital garantem transparência e confiança nas informações por meio da inovação alinhada a uma cultura de dados. Isso ajuda os sócios e acionistas a saberem da situação real da empresa, mas também ajuda a própria empresa a ajustar seus processos, o que aumenta a credibilidade com stakeholders e fornecedores. Ao passar por processos de auditoria informatizados, por exemplo, a empresa conquista um selo de qualidade e prova sua transparência. Na bwise, nossos parceiros e clientes estão constantemente nos lembrando da qualidade do nosso serviço e provando a satisfação da maneira mais concreta: a duração do laço entre as empresas”.
Como próximos passos, a empresa pretende lançar em 2025 seu banco digital, se posicionando definitivamente como uma fintech com soluções financeiras e contábeis, acelerando ainda mais sua escala de crescimento.
“Prevemos, em 2026, um crescimento de 25% e continuaremos atendendo desde microempresas até grandes organizações. Nossa missão é democratizar a contabilidade digital no país, levando em conta a realidade e necessidades de cada negócio”, conclui Calobrizi.