Não só os ecossistemas de inovação, mas as missões internacionais, têm revelado inúmeras oportunidades para as startups brasileiras.
De acordo com dados do estudo Impacto da Internacionalização em Startups lançado recentemente pelo Observatório Sebrae Startups, 46% dos participantes do Web Summit Lisboa 2022 e 2023 abriram filiais internacionais, enquanto 72,3% conquistaram novos clientes.
Impulsionando ainda mais este movimento, a HOTMILK, um dos principais ecossistemas de inovação do país e que faz parte da PUC-PR, com 350 startups, firmou parceria com a Lisbon Digital School, para adicionar um módulo internacional online, com foco no mercado europeu e global, para o Innovation Academy, área de capacitação corporativa da HOTMILK em inovação, com para cursos sobre inovação.
Ao final desse módulo, no segundo semestre de 2025, será realizada uma missão internacional para visitar a escola presencialmente, assim como empresas parceiras de Lisboa e Oeiras.
O acordo aconteceu na “Missão Europa” realizada em novembro de 2024, durante o Web Summit e, a partir de agora, as startups que residem na sede da HOTMILK terão a oportunidade de participar de eventos de inovação na Universidade La Salle – uma das maiores referências de ensino no mundo, por intermédio do ecossistema de inovação da universidade espanhola, a Technova.
“Será uma porta de entrada para que as nossas startups possam desbravar o mercado europeu com o apoio de uma instituição que dispensa apresentações”, reforça o Gerente de Growth e Estratégia, Thiago Moro.
Na Universidade Católica do Porto, uma das mais prestigiadas universidades portuguesas, o ecossistema do Paraná conheceu a plataforma de inovação e sustentabilidade desenvolvida em parceria com a startup Planetiers e celebrou a concepção de uma trilha de ESG em conjunto:
“A visita à Planetiers e à Católica Porto Business School foi inspiradora, pois ambas são referência em desenvolvimento sustentável. Durante nossas conversas, identificamos uma grande sinergia para criar uma trilha de capacitação em ESG que una o conhecimento acadêmico de excelência da Católica Porto, a expertise prática da Planetiers em soluções sustentáveis e a nossa visão estratégica na Hotmilk. Essa parceria tem o potencial de preparar startups e empresas brasileiras para liderar com impacto positivo no cenário global”, detalha Thiago.
“Com mais de 350 startups aceleradas e mais de 3,5 mil negócios conectados a grandes empresas, a HOTMILK PUCPR sempre busca ampliar as fronteiras de seus associados, tanto das startups, como das empresas associadas. Por isso, essa agenda foi muito positiva para abrir ainda mais portas no mercado europeu”, destaca Marcelo Moura, diretor do hub de inovação.
Hoje vista como a “Califórnia da Europa”, Portugal tem se consolidado não só como um local turístico, mas também como um pólo de tecnologia e inovação – e tem chamado cada vez mais atenção de negócios brasileiros que querem expandir para a Europa.
Tanto que o país já tem, desde 2019, um visto especial para criar empresas tecnológicas, o Startup Visa. Durante o WebSummit, inclusive, as prefeituras do Rio de Janeiro e Lisboa também assinaram um acordo para trazer unicórnios europeus (startups que valem mais de U$ 1 bilhão) para o Brasil.
Segundo um estudo do Distrito, o Brasil já é o principal destino de investimentos na América Latina. Desde o início de 2024, as startups brasileiras captaram cerca de U$ 1,46 bilhão em capital de risco, um crescimento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2023.
Thiago acredita que isso se deve a um cenário de câmbio favorável, bem como às proximidades culturais e linguísticas.
“Portugal e Brasil têm uma conexão histórica e cultural, o que facilita a construção de relacionamentos com parceiros locais, investidores e clientes, acelerando o processo de entrada de empresas europeias no mercado latino-americano e trazendo possibilidades para as nossas startups explorarem oportunidades em um setor maduro e diversificado”, finaliza.