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Criatividade nos negócios: combustível para se manter e se reinventar

Criatividade Georgia Hansen Economia PR
Foto: Warchi / Getty Images Signature

Lançar um produto, planejar uma campanha, montar uma vitrine, receber clientes de forma marcante, elaborar uma ação de relacionamento… o mundo dos negócios exige criatividade.

Permanecer competitivo requer novas ideias e, principalmente, movimento: seja para alcançar metas, desenvolver estratégias, atrair diferentes públicos ou fidelizar os atuais.

Apesar disso, muitas pessoas se consideram pouco criativas. Mas será que a criatividade é um talento ou pode ser desenvolvida? Na verdade, ser criativo é conectar referências e aplicá-las de forma estratégica ao contexto que você deseja resolver.

“O criar só pode ser visto num sentido global, como um agir integrado em um viver humano. De fato, criar e viver se interligam.” (Fayga Ostrower)

Filmes, músicas, marcas, lojas, shows, viagens, cores, roupas… Tudo pode se tornar fonte de inspiração, e, quando adaptada ao seu cenário, podem gerar resultados diferentes dos já obtidos.

É tentar criar, cocriar (abrir espaço para novas perspectivas e colaborações – da equipe, por exemplo) e recriar para encontrar novas maneiras de atrair, engajar, otimizar e vender.

Para isso, lanço mão de algumas ideias para o teste. Algumas serão mais uteis, outras terão mais conexão com seu estilo e seu segmento de atuação.

Vale ler, analisar e arriscar (ficarei na torcida):

  • Busque referências variadas: assista a vídeos, leia livros, visite lugares, converse com empresários e absorva o máximo de ideias. Depois, adapte essas inspirações para a sua realidade.
  • Troque experiências: Pessoas que já enfrentaram desafios semelhantes podem compartilhar detalhes e bastidores que ampliam sua visão e inspiram soluções criativas. Participe de grupo de empresários. Esteja aberto para ouvir e partilhar.
  • Conecte-se com outros setores: Dialogar com profissionais de diferentes segmentos traz novas referências e algumas abordagens podem ser aplicadas ao seu segmento.
  • Delegue responsabilidades: Confiar desafios à sua equipe promove o crescimento do time e oferece novos olhares sobre demandas específicas.
  • Tenha um banco de ideias: use ferramentas simples, como um bloco de notas ou aplicativos no celular, para registrar inspirações que possam ser úteis no futuro.
  • Aposte na leitura: biografias ou livros técnicos – qualquer leitura pode ser uma fonte rica e acessível de novas perspectivas.
  • Consulte sua equipe: Faça perguntas como: “O que você faria se…?”. Você pode se surpreender com as respostas criativas que surgem.
  • Teste e experimente: O erro, desde que controlado, é mais seguro para o negócio e faz parte do processo de aprendizado. Experimente ideias com diferentes públicos, ajuste o que for necessário e siga.

“O ato criador abrange, portanto, a capacidade de compreender; e esta, por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar.” (Fayga Ostrower)

Por fim, lembre-se: você não precisa ir longe para encontrar inspiração. Esteja atento ao seu entorno e mantenha o “radar” ligado para identificar oportunidades de criar, cocriar, recriar e inventar.

Boas ideias e boas festas!

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Jornalista especialista em mídias digitais, negociação empresarial e Comunicação e Expressão.

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