Search

Valmet faz parte da maior Parada Geral da história da Klabin

valmet klabin economiapr
Foto: Divulgação

Durante o mês de julho, mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores da Valmet e de outras empresas parceiras da Klabin, estiveram envolvidos na Parada Geral da unidade de Ortigueira, localizada no Paraná.

A Valmet, líder no desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, conduziu ao longo de 10 dias, uma série de atividades essenciais dentro da planta da empresa brasileira.

Esta foi a terceira parada operacional desde o start-up da linha 2 da fábrica, exigiu planejamento meticuloso, execução eficiente, e gerenciamento alinhado às expectativas e necessidades do cliente, um dos principais players do setor de papel e celulose. 

As atividades da Valmet nesse período incluíram: manutenção das linhas de fibras kraft 1 e 2; manutenção no CL1000 do digestor e nas Máquinas de Secagem 25 e 26; reparo geral nas condições originais do rolo Symbelt das Máquinas de Secagem 25 e de Papel 27; manutenção das Máquinas de Papel 27 e 28; coordenação e supervisão na Caldeira de Recuperação 1 e no sistema de evaporação; extração de smelt; e lavagem da fornalha da Caldeira de Recuperação 1, além das atividades de acompanhamento da repartida da planta.

Esta foi a primeira Parada Geral da MP28, responsável pela fabricação de papel cartão revestido de alta qualidade com três camadas, e da Linha de Fibras 2. 

O gerenciamento eficaz do escopo da Valmet na Parada Geral também contou com o conhecimento dos spare parts experts, profissionais especializados em tecnologias específicas de peças de reposição, com amplo conhecimento do processo produtivo e das especificidades de cada planta industrial.

Eles foram responsáveis pelo Shutdown Planning — planejamento prévio à Parada Geral — e trabalharam com o suporte das equipes de Assistência Técnica, Engenharia e outros departamentos de suporte.

“A Valmet nos ajudou bastante com soluções para sobressalentes. A parceria, no sentido de buscar soluções para reunir todos os materiais e os recursos necessários para a Parada, foi muito importante na etapa de preparativos e planejamento”, explica o gerente de manutenção de celulose da Klabin, Carlos Renê.

A Valmet reuniu uma equipe de 13 experts que conduziram todos os preparativos, desde a chegada das peças, passando pela separação por área de aplicação e sua identificação e conferência até a análise e potenciais melhorias do processo.

Além disso, durante toda a Parada Geral, foi designado um expert para cada área da unidade industrial para atender as demandas de sobressalentes durante a execução do serviço, otimizando o tempo dos serviços.

Destaca-se ainda a utilização do ePartsbook, catálogo eletrônico de sobressalentes que possibilita o fácil acesso a desenhos de conjunto e lista de peças dos equipamentos, possibilitando resposta imediata às necessidades levantadas durante a PG.

A Klabin destacou o dedicado planejamento como um dos pontos fortes da atuação da Valmet.

Uma vez que envolve um planejamento detalhado para minimizar o impacto na produção, o desenvolvimento de um plano minucioso de todo o processo e a criação de um projeto se tornam indispensáveis para que a PG ocorresse dentro do tempo estipulado e com o mínimo de imprevistos possíveis.

“O trabalho de Parada Geral começa muito antes do início efetivo da operação, já que o planejamento é um fator crucial para o sucesso. Durante a preparação, a Valmet garantiu a qualidade técnica da mão de obra e a segurança na execução. Contamos com um suporte técnico bem estruturado, com profissionais experientes acompanhando de perto a parada. Foram mais de 5 mil colaboradores trabalhando na planta industrial durante o evento, e a segurança, o conhecimento, a sinergia entre as equipes e a expertise fizeram toda a diferença. A Valmet teve quase 800 pessoas atuando nas atividades, e o envolvimento e o detalhamento do seu time foram fundamentais, especialmente nas linhas de fibra Kraft”, comenta Renê.

Para alcançar esse resultado, a metodologia de trabalho da multinacional finlandesa segue rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento e análise crítica pós-Parada Geral.

“O pedido foi realizado no primeiro trimestre do ano, e iniciamos o planejamento estratégico da Parada Geral junto ao time de contrato e vendas. Alinhamos as frentes de trabalho, o cronograma e toda a estrutura da operação. Na fase de execução dos serviços, dedicamos uma equipe especializada para acompanhar toda a parada in loco, além de realizar o acompanhamento pós-execução de forma remota. Com um time qualificado, integrando profissionais da Finlândia e do Brasil, a PG foi um sucesso”, comemora o gerente de atendimento da Valmet para Klabin, Jonatan Melo.

A complexa e abrangente Parada Geral da Klabin assegura que a fábrica se mantenha competitiva, colaborando para que a empresa obtenha melhores resultados em termos de disponibilidade, custo de produção e prazo de entrega.

O gerente industrial da empresa brasileira, Anderson Tomé, também destaca o trabalho colaborativo entre a Klabin e a Valmet na preparação da Parada Geral.

“O planejamento desta PG foi extremamente detalhado. Integrar a equipe da Valmet na unidade, acompanhando toda a fiscalização e traçando as estratégias em conjunto, trouxe confiabilidade e precisão aos trabalhos executados”. 

Compartilhe

Leia também

zonta unidade 100 economiapr

Grupo Zonta supera 1 mi de metros quadrados de área construída

investimento era trump economiapr

UE traz riscos para qualquer investidor, mas não elimina oportunidades rentáveis

iot solutions congress economiapr

iCities promove IoT Solutions Congress Brasil 2025 em São Paulo