A empresa pioneira em cidades inteligentes, iCities, acaba de anunciar a realização de um evento que é um dos maiores debates globais sobre o universo de construções sustentáveis e cidades inteligentes.
O Tomorrow Building, realizado anualmente em Barcelona pela renomada organização catalã Fira Barcelona, terá sua versão brasileira dentro do Smart City Expo Curitiba, de 25 a 27 de março de 2025, na Ligga Arena, em Curitiba.
O anúncio foi feito em encontro realizado na Ligga Arena com a presença dos sócios-diretores do iCities, Caio de Castro e Eduardo Marques, e convidados do ecossistema de construção, representantes da Associação Regional dos Escritórios (ASBEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
O Brasil é o quinto país com mais construções sustentáveis no mundo, de acordo com o Green Building Council Brasil (GBCB). Segundo a instituição, houve um crescimento de 40% em construções verdes residenciais no último ano.
É nesse contexto que o Tomorrow Building acontecerá pela primeira vez no país, visando a criação de massa crítica e engajada no setor de construção sustentável e bairros inteligentes, além de fomentar discussões profundas e estratégias inovadoras para o desenvolvimento urbano sustentável.
O evento contará com uma área exclusiva para empresas do setor apresentarem suas soluções e inovações em construção sustentável.
“Queremos unir conhecimento, networking e geração de negócios para toda a cadeia impactada pela construção civil e, consequentemente, para as cidades inteligentes”, explica Eduardo Marques, sócio-fundador do iCities.
A iniciativa reafirma o protagonismo da empresa curitibana, iCities, à frente do debate sobre inovação e qualidade de vida para o cidadão brasileiro.
A arquiteta e analista de conteúdo e relacionamentos estratégicos do iCities, Ana Clara Balieiro, destaca a relevância da temática do urbanismo dentro do contexto de cidades inteligentes.
“Passamos a maior parte de nossas vidas em espaços construídos, sejam eles nossas casas, locais de trabalho, escolas, shoppings, entre outros. E o que esses espaços têm em comum? Todos fazem parte das cidades, e elas podem ser melhores quando pensadas para quem as habita: as pessoas. O Tomorrow.Building chega para ampliar o debate e, assim, pensarmos em espaços públicos de qualidade, agradáveis, bem planejados e cheios de vida”, explica a especialista.
Nos três dias de evento são esperados arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadoras, imobiliárias, corretores, fornecedores de tecnologia, fornecedores de novos materiais sustentáveis, gestores públicos e bancos de fomento para construção verde.