as 143 empresas juniores cadastradas pela Federação das Empresas Juniores do Paraná (FEJEPAR), com atendimento a 2500 estudantes, 49 delas pertencem a UTFPR e envolvem 980 alunos em seus 13 campi.
Isso leva a universidade a ter o título de mais empreendedora do Paraná e a de 13ª do Brasil. Essas empresas, lideradas por estudantes, desenvolvem diversos projetos e serviços que podem contribuir para a comunidade e na formação dos estudantes.
Neste ano, algumas das EJ’s da UTFPR conquistaram reconhecimentos, sendo eles, os de Farol Verde ou Farol Azul ao baterem suas metas, que podem incluir nas categorias de Colaborativa, Inovadora ou Alto Crescimento. Esses faróis são indicadores de desempenho conduzidos pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), gerenciado pelo órgão Brasil Junior e incluem:
- EJ de Alto crescimento – indicador que leva em conta o faturamento;
- EJ Colaborativa – considera a participação ativa dos membros no movimento, do contato com outras EJs promovendo a multidisciplinaridade;
- EJ inovadora – leva em conta as soluções inovadoras.
E quais são os faróis?
- Farol Azul: Concedido quando a EJ atinge suas metas anuais.
- Farol Verde: Indica que a empresa júnior está dentro do esperado em termos de desempenho.
- Farol Amarelo: Representa um estágio intermediário, servindo como alerta para avaliação e ajustes.
- Farol Vermelho: Utilizado quando a EJ não alcança suas metas.
Essas conquistas são resultadas dos trabalhos desenvolvidos pelas empresas e possibilitam a visibilidade delas, dos seus cursos e da universidade e são celebradas nos eventos tanto em nível estadual, como no Paraná Júnior (PRJR), que ocorreu em Guarapuava, quanto em âmbito nacional, durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), realizado em Florianópolis.
“A participação em um EJ está sendo fundamental, principalmente para diminuir esse degrau entre a sala de aula e o mercado de trabalho, que possui um cenário muito diferente” conta o diretor presidente da Hï Tech, Lucas Orlikoski.
Durante o ano, as EJs da UTFPR conquistaram um resultado expressivo de faturamento geral estimado em cerca de R$ 883 mil, além de participarem de eventos importantes para o movimento.
Essas conquistas e eventos possibilitam a visibilidade das empresas, mas também revertem nas capacitações, workshops e treinamentos voltados aos membros das EJs, aprimorando as competências dos estudantes que fazem parte.
Os estudantes interessados em participar do Movimento Empresa Júnior (MEJ) podem se informar sobre as Empresas Juniores (EJs) disponíveis em seu campus e curso. As EJs realizam processos seletivos periodicamente, oferecendo aos estudantes a chance de se inscrever e integrar essas organizações.
Por meio do Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM), vinculado a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (PROREC), são realizadas atividades para fortalecer as EJs já existentes, por meio de capacitação, além de ações para ampliar o número de EJs nos cursos que ainda não existem.
Segundo o assessor para Enmpresas Juniores do Proem, José Alberto Cerri, o cenário será ainda melhor no próximo ano.
“Há uma previsão para avançarmos das atuais 49 EJs em 2024 para 57 até o final de 2025”.
Será também estreitada a cooperação entre a UTFPR e a FEJEPAR, por meio das Núcleos regionais, para capacitações, realização de eventos conjuntos e colaboração nos processos de gestão das EJs.
Segundo ele, os suportes que a UTFPR proporciona às EJs vão desde disponibilizar um ambiente físico, energia elétrica, telefone e pacote de dados, suporte técnico de professores e laboratórios, editais com recursos não reembolsáveis para aplicação na própria empresa ou para financiar a participação dos membros em encontros de federações estaduais ou nacionais.