Diante do crescimento nos últimos anos e investimento em inovação para distribuição de energia, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisava de uma renovação digital que trouxesse mais segurança e eficiência, por isso contratou a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, cybersecurity e outsourcing, para conduzir a migração e sustentação de seu banco de dados.
No projeto, em conformidade com a evolução da empresa, a Service IT migrou 4 bancos de dados.
A parceria entre as empresas para a sustentação de banco de dados teve início em novembro de 2022, porém no ano de 2023 a COPEL iniciou um estudo para atualização tecnológica de seus bancos de dados, buscando melhorias que deveriam ser realizadas para acompanhar a estratégia de negócio da empresa e trazer ganho de performance no ambiente.
Em fevereiro, a Service IT e a COPEL assinaram contrato de serviços de nuvem privada (EXACC X10) e de migração de bancos de dados.
O desafio principal era o prazo: era necessário concluir o projeto até 28 de junho, pois o equipamento anterior chegaria ao final de ciclo, representando um prejuízo financeiro e estratégico, caso o prazo não fosse cumprido.
“A implantação foi o segredo para o bom resultado do projeto. O tempo era curto, mas o conhecimento que nós já tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe no trabalho culminaram no sucesso da solução, com os bancos migrados com a mínima indisponibilidade de serviços”, explica Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
“O projeto trouxe benefícios para o negócio através do ganho de performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing passou de 3, 4 dias para metade do tempo”, analisa Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.
O contrato entre as companhias têm duração de quatro anos e, desde a migração, a Service IT fica responsável pela sustentação do ambiente.
“Ao longo do projeto, nossa equipe esteve muito próxima do time da Copel, o que foi crucial para o sucesso da migração. Agora, seguiremos acompanhando a jornada do cliente e indicando melhorias, caso sejam necessárias”, reflete Thiago Uchoa.
“A entrega de um projeto dessa complexidade em um curto prazo só foi possível devido ao engajamento das equipes técnica e de negócio, planejamento e comunicação excelentes”, finaliza Thulla Mattar.