Search

Política de qualidade deve ser uma obsessão dos negócios

politica de qualidade economiapr
Foto: Divulgação

Por Reynaldo G. Júnior e Marco Stoppa, diretores da Reymaster Materiais Elétricos

Pode parecer óbvio: a sobrevivência de uma empresa no mercado está atrelada à qualidade dos produtos e serviços que oferece. E é. Mas o óbvio, por vezes, precisa ser dito para que nunca percamos de vista as coisas mais evidentes.

Até porque, sejamos sinceros: embora a qualidade seja uma questão chave, não é raro nos depararmos com situações em que ela, a qualidade, é negligenciada. Seja por descuido, seja por incompetência ou incapacidade.

Em tempos em que ser ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, ou meio ambiente, social e governança – é um diferencial, não é possível admitir desleixo com a qualidade.

Assim, uma política de qualidade deve ser uma obsessão nos negócios. Qualquer que seja a atividade econômica, qualquer que seja o porte da organização, qualquer que seja a localização ou o seu público, a qualidade deve ser um objetivo insistentemente perseguido.

E um detalhe: a qualidade não é algo que se alcança, se conquista e se encerra. Do tipo, “atingimos a qualidade, pronto”. Não, nunca está pronto. Qualquer que seja o produto ou serviço que oferecemos ao mercado, há sempre o que aperfeiçoar, atualizar, inovar.

O primeiro passo é estar em pleno atendimento ao que estabelecem normas, diretrizes e legislação. É o ponto de partida. O segundo passo é ir além. É entender o que satisfaz o consumidor, e muitas vezes nem o próprio consumidor tem a exata noção do que o satisfaz.

Uma organização que chega a esse patamar, o de superar as expectativas de seu cliente, está cumprindo bem sua missão de atuar no mercado prezando pela qualidade do que fornece.

A qualidade não está só no produto ou no serviço final. A qualidade está nas práticas: no atendimento e no relacionamento com o cliente, na relação com seu entorno – na responsabilidade para com seu entorno. Olha as três letrinhas, ESG, aí de novo!

A qualidade está nas relações pautadas pela ética. Na busca pela melhoria contínua dessas relações, de todas as práticas que citei, na melhoria contínua dos produtos e serviços que oferecemos.

Não deixe de dedicar tempo, esforços e investimentos na elaboração de uma política de qualidade para a sua empresa. É o conselho que deixo ao terminar este texto.

Ganha você, enquanto profissional, empreendedor; ganha sua empresa, ganha o mercado em que você atua, ganham os clientes. O ganho é coletivo, é da sociedade.

Compartilhe

Leia também

empresas abertas por dia economiapr

PR encerra 2024 com média de 828 empresas abertas por dia

patricia natura economiapr

Curitibana Patricia Bobbato assume diretoria da Natura

petsaff economiapr

PetSaff comemora 3 anos com ação especial envolvendo cães terapeutas