Search

Iguassu Agro promove o agronegócio e a logística de Foz para o Brasil

iguassu agro economiapr
Foto: Yevhen Smyk de Getty Images/Canva

Em menos de dois anos, a Iguassu Agro Ventures conquistou grandes resultados na missão de transformar o mercado de agronegócio e logística.

Fundada em 2023, a venture apoia startups e fortalece o ecossistema local e global, com base em Foz do Iguaçu. O foco é na inovação e na entrega de resultados.

Esse sucesso vem de uma estratégia bem-definida. A Iguassu Agro investe em startups e trabalha para aumentar o valor e o sucesso de seus produtos. Como S/A de capital fechado, usa recursos próprios para desenvolver essas empresas.

E vai além: o aporte é por meio de smart money, o que gera um portfólio de valor e constrói um networking de alto nível.

Em outras palavras, a organização oferece, por intermédio de uma equipe experiente, metodologia própria e rede global, benefícios como: desenvolvimento estratégico de marketing e vendas, apoio administrativo, validação de produto, captação de investimentos, construção de cases de sucesso e acesso ao ecossistema.

Esse crescimento contou com o apoio da ACIFI. Idealizada no Show Rural Coopavel em 2022, a Iguassu Agro recebeu suporte estratégico da entidade desde o início.

No começo de 2023, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu realizou a primeira rodada de captação, atraindo diretores, conselheiros e associados como investidores.

A proposta é somar forças, para isso a venture oferece os serviços de uma equipe técnica altamente competente em diferentes áreas. Em paralelo, conecta startups com o mercado, apresentando as oportunidades e os clientes em potencial.

A Iguassu Agro Ventures já integra em seu portfólio startups como AW Simulares, SusstentaBEE, SYS Agro, Agromobility, JF Frangos e AmplyCode.

Essas empresas ingressaram em busca de crescimento e, com o suporte recebido, deram um salto nos negócios. Juntas, essas startups agora possuem um valor estimado de R$ 9 milhões.

Além delas, novas empresas promissoras estão previstas para juntar-se ao portfólio e receber um desenvolvimento personalizado. A venture funciona como “uma ponte entre startups, investidores, corporações e universidades, conectando mentes brilhantes para desenvolver negócios inovadores”.

Afinal, o que é uma venture builder? De forma simples, é uma empresa que investe seus próprios recursos e se dedica de maneira sistemática ao desenvolvimento de startups, com foco em inovação e tecnologia.

Esse crescimento vertical gerou um case nacional. A Iguassu Agro cultiva um networking de alto nível, participando de eventos, missões e viagens técnicas para conhecer centros de inovação, além de realizar convênios com instituições públicas e privadas no Brasil e no exterior.

Em uma expedição a São Paulo, por exemplo, representantes da Iguassu Agro visitaram a EDP, Suzano, BASF, Renner, Oxija, Cyrela e ACE Ventures. Só para apresentar uma das marcas, a EDP é uma gigante em geração de energia, distribuição e eficiência energética.

“Essas visitas ajudam a alinhar o nosso trabalho com o mercado e buscar melhorias para nos tornarmos uma referência”, explica Michel Costa, gerente de Negócios.

Para além do dinheiro, existe uma rede de conexões que ajuda as startups a crescer, fomentada em viagens para diferentes regiões brasileiras.

Tanto é que a Iguassu Agro Ventures ganhou notoriedade nacional e tem sido convidada a participar de eventos para falar sobre venture builder, além de inovação e tecnologia nos setores do agro e logística.

O foco em conexões inclui uma agenda intensa de troca de experiências. Em Foz do Iguaçu: CIBiogás, Festival das Cataratas, Summit Iguassu Valley e PorkExpo.

Ainda na Região Oeste do Paraná, destaca-se para o Iguassu Valley – movimento que atua por meio de governança regional e municipais com o objetivo de fomentar o ecossistema de inovação.

O rol de participações em encontros, feiras etc. inclui: Innovar Feira Agropecuária (Paraguai), Inovameat (Toledo/PR), CWB Summit (Curitiba/PR), Minas Summit (Belo Horizonte/MG), InovAtiva Experience (São Paulo/SP), Link Iguassu Valley (Medianeira/PR), Connect Week (Curitiba/PR) e Expointer (Esteio/RS).

No campo das articulações, a Iguassu Agro fechou parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, a AptaHub, visando a acelerar startups do agronegócio voltadas para o Governo de São Paulo.

A Iguassu Agro Ventures também assinou carta de intenção com o Ministério da Agricultura e Pecuária e iniciou conversas com a cadeia de citricultura.

Compartilhe

Leia também

raquel uchoa economiapr

Raquel Uchôa é escolhida para compor o time diretor da AAPSA no PR

afonso pena selo economiapr

Afonso Pena conquista selo das melhores empresas para mulher trabalhar

escolas publicas pr economiapr

Construção industrializada impulsiona nova geração de escolas públicas no PR