Search

Itaipu Parquetec apresenta primeiras embarcações movidas a hidrogênio verde

embarcacao hidrogenio verde economiapr
Foto: Divulgação

Representantes do Itaipu Parquetec e do Grupo Náutica apresentaram para o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os avanços do projeto que pretende revolucionar a navegação brasileira, o JAQ Hidrogênio Verde.

A iniciativa é voltada para a implementação de duas embarcações marítimas e fluviais movidas a hidrogênio verde, que promoverão práticas sustentáveis na navegação e contribuirão para a redução de emissões de carbono. 

Durante a apresentação, Geraldo Alckmin pôde acompanhar o andamento da construção da embarcação Explorer H1, que está prevista para ser lançada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro deste ano.

O barco, que será a primeira grande entrega do projeto possui 36 metros de comprimento é movido por um sistema de hidro jatos que lhe permite navegar em águas muito rasas, tornando-o um barco de apoio especialmente adaptado para expedições.

Atualmente ele está localizado no Estaleiro INACE em Fortaleza/CE. 

Após a apresentação da Explorer H1, iniciará a segunda fase com a embarcação Explorer H2, que reforçará a posição da iniciativa como um modelo mundial em navegação sustentável.

A Explorer H2, localizada atualmente no Estaleiro do Arpoador em Guarujá/SP, conta com 50 metros de comprimento e foi projetada para apoio de operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos.

O encontro, realizado na última sexta-feira (24), em São Paulo, contou com a presença do diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo; o diretor do Grupo Náutica, Ernani Paciornik; o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda; a CEO do Ideia Instituto de Pesquisa e do JAQ Hidrogênio Verde, Cila Schulman; o presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR), Eduardo Colunna e a COO do projeto JAQ; Louise Pimentel.

De acordo com o Professor Irineu Colombo, o projeto é um grande exemplo de como a tecnologia pode ser usada para promover a sustentabilidade e impulsionar a transição energética do país.

“Estamos contribuindo com toda a tecnologia de hidrogênio verde necessária para a propulsão dos motores e para a infraestrutura de hotelaria das duas embarcações, que poderá servir de exemplo globalmente, colocando o Brasil na vanguarda da descarbonização do setor náutico”, afirmou o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec.

“A presença da embarcação Explorer H1 na COP30 será um símbolo do comprometimento do Brasil com a transição energética”, declarou Ernani Paciornik, acrescentando que o projeto JAQ Hidrogênio Verde é resultado de 43 anos de história  do Grupo Náutica no setor e de sua trajetória  com a pauta da sustentabilidade. “Realizar este projeto com um parceiro tão qualificado quanto o Itaipu Parquetec nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, finalizou.

Compartilhe

Leia também

metodo mac economiapr

De Curitiba, imersão Método MAC acontecerá em Nova York

movimentacao portos parana economiapr

Movimentação de cargas nos portos do PR cresce 6,3% no primeiro trimestre

mercado biogas biometano economiapr

Mercado de biogás e biometano em acelerada expansão no país