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PR lança programa de R$ 8 mi para impulsionar festivais culturais no estado

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Foto: Shreshth Sharma de Studio India/Canva

Nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em parceria com a Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, realiza o lançamento oficial do Programa Paraná Festivais.

Com um aporte de R$ 8 milhões, o programa busca incentivar festivais e mostras artístico-culturais em todo o estado. Além do apoio financeiro, os participantes que concluírem as mentorias e capacitações oferecidas receberão o Selo Paraná Festivais, reconhecendo sua excelência.

O evento ocorrerá no Innosphera Meeting Center, localizado na sede da Hotmilk, no bairro Prado Velho, em Curitiba, também será transmitido pelo Youtube. É necessário realizar uma inscrição prévia pela plataforma Sympla.

A Hotmilk será responsável pela coordenação do programa, que engloba a construção do edital, do site, metodologia e sua aplicação ao longo de todo o processo.

Além disso, formará uma comissão avaliadora em parceria com a escola de Belas Artes da PUCPR, com especialistas no setor artístico-cultural que selecionará 53 iniciativas em todo o estado, garantindo que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a projetos realizados fora da capital.

Essa abordagem busca promover a regionalização, inclusão e o fortalecimento da cultura em diversas localidades. O projeto reunirá participantes de diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança, cinema e artes visuais.

Após a seleção, os participantes terão acesso a mentorias, oficinas e oportunidades de troca de experiências, com o objetivo de fortalecer os eventos e ampliar seu alcance. Além disso, será incentivada a conexão entre ações culturais e iniciativas econômicas estaduais, por meio da criação do Ecossistema Paraná Festivais.

“O programa representa uma oportunidade de fortalecer a identidade local, enquanto desenvolvemos soluções inovadoras que integram a arte ao desenvolvimento econômico e social. Isso resulta em um impacto positivo e duradouro, tanto para o setor cultural quanto para as comunidades envolvidas”, ressalta Marcelo Moura Fernandes, diretor da Hotmilk.

As produções interessadas em participar do edital poderão se inscrever em uma das três categorias disponíveis: Pinhão, Pinha ou Araucária.

Pinhão: voltada para eventos inéditos ou com uma edição, essa categoria busca fomentar a criação de novos festivais e desenvolver modelos de negócios sustentáveis, contribuindo para a ampliação do circuito cultural no Paraná.

Para participar, o agente cultural deve apresentar um plano conceitual detalhado do festival ou das mostras artístico-culturais, destacando seus conceitos fundamentais, objetivos e propostas de impacto social e cultural. Terá uma bolsa de R$5 mil para cada um dos 20 projetos selecionados.

Pinha: voltada para festivais com 2 a 12 edições, esta categoria tem como objetivo apoiar eventos em processo de consolidação, visando aprimorar sua qualidade, ampliar seu alcance e potencializar seu impacto na comunidade, com ênfase na sustentabilidade.

Para se inscrever, é necessário apresentar um projeto detalhado que comprove a viabilidade e o impacto social e cultural do evento. Serão selecionados 18 projetos, cada um com uma bonificação de R$250 mil.

Araucária: destinada a eventos com no mínimo 15 edições, oferece aos selecionados a oportunidade de compartilhar suas experiências com até três festivais ou mostras da Categoria Pinhão, apresentando o histórico do evento por meio de uma discussão interativa, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e aprendizados.

Cada um dos 10 projetos selecionados receberá um apoio na quantia de R$305 mil.

“Este é um programa que irá impactar diretamente na geração de empregos, no impulsionamento do turismo e na movimentação econômica, além, claro, de promover a valorização do patrimônio cultural do estado e a visibilidade de artistas paranaenses, aquecendo nossa cadeia produtiva cultural”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.  “O evento de lançamento será uma oportunidade para criar conexões e debater coletivamente estratégias, trocas de experiências, abertura de novos caminhos e o desenvolvimento sustentável do setor”, pontua. 

As inscrições para o edital estarão disponíveis a partir do dia 07 de fevereiro. 

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