O empreendedorismo jovem no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com um levantamento do Sebrae, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do IBGE, o número de empreendedores entre 18 e 29 anos aumentou 23% na última década, representando 16,5% dos quase 30 milhões de donos de negócios no país.
No Paraná, esse movimento é igualmente expressivo. Eventos como o Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores (EPJE) têm reunido centenas de jovens de diversas cidades, promovendo capacitações, visitas técnicas e rodadas de negócios, fortalecendo o ecossistema empreendedor no estado.
O crescimento do empreendedorismo jovem no Brasil e no Paraná evidencia a necessidade de redes de apoio e capacitação para esses novos empresários. No estado, a FACIAP Jovem atua para conectar e fortalecer jovens empreendedores por meio do associativismo e da troca de experiências.
Para entender melhor os desafios e perspectivas desse movimento, o Economia PR Drops conversou com Thanile Ratti, atual presidente da instituição, sobre sua trajetória e os planos para os próximos anos. Confira:
Você passou por diversos cargos dentro da FACIAP Jovem até chegar à presidência. Como essa jornada contribuiu para sua visão e liderança na instituição?
Thanile: Tive a oportunidade de conhecer a FACIAP Jovem em 2019, logo que entrei no Conselho de Jovens Empreendedores de Ponta Grossa, a ACIPG Jovem. Como éramos parte da FACIAP Jovem, foi natural o desejo de contribuir a nível estadual com o movimento. Em 2022 recebi o convite para integrar a Diretoria de Comunicação, na Gestão 21/22 do Presidente Mairus Gruber. Ainda em 2022 recebi o convite pela então Vice-Presidente Paloma Vanin para compor com ela a Gestão 23/24 na posição de Vice-Presidente. Como na FACIAP Jovem focamos no processo sucessório, ao aceitar o convite para ser Vice-Presidente, eu já sabia que era um trabalho para assumir a Presidência em 25/26, e assim de fato se consolidou. Esse envolvimento foi essencial para que eu pudesse chegar à Presidência com maior conhecimento do sistema e segurança nos passos que precisamos continuar trilhando, além de todo envolvimento com a própria FACIAP e a CONAJE, que é a nossa Confederação Nacional de Jovens Empresários, onde já atuo como conselheira desde 2023.
Quais são os principais desafios enfrentados pelos jovens empreendedores no Paraná e como a FACIAP Jovem pretende atuar para apoiá-los?
Thanile: Nosso propósito enquanto FACIAP Jovem é despertar a liderança e o protagonismo de jovens empreendedores que conectam, engajam e inspiram ao associativismo. Entendemos que, a partir da nossa rede, capacitações e projetos, conseguimos tornar o jovem empreendedor paranaense mais preparado para lidar com o desenvolvimento do seu negócio, além de uma visão sistêmica enquanto sociedade civil organizada. E também, por sermos parte da FACIAP, estamos representados em debates que impactam diretamente no dia a dia do empreendedorismo, inclusive com a conexão com o poder público na esfera estadual e nacional, muito bem conduzido pela FACIAP.
Quais ações a FACIAP Jovem pretende fortalecer para impulsionar o networking entre jovens empresários?
Thanile: Nosso principal projeto nesse aspecto, sem dúvidas, é o Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores, o EPJE. Este evento acontece quatro vezes ao ano, sempre de forma itinerante, onde levamos capacitações, visitas técnicas e rodadas de negócios; além da discussão dos nossos projetos e ações enquanto FACIAP Jovem. Em 2024 tivemos uma média de 330 jovens empreendedores, de mais de 50 cidades, em nossos EPJEs, sendo com certeza o principal momento de networking entre nossos conselheiros e nucleados. Em 2025 já temos as quatro cidades definidas para o EPJE: Toledo (28 e 29 de março), Rolândia (13 e 14 de junho), Cianorte (22 e 23 de agosto) e Guarapuava (3 e 4 de outubro).
Como a FACIAP Jovem está se conectando com outras entidades e instituições para fortalecer o ecossistema empreendedor no estado?
Thanile: Enquanto parte do sistema FACIAP, temos conexão com diversas entidades do setor produtivo paranaense, mas destaco especialmente entidades que estão conosco através de ações de conteúdo e fomento dos nossos eventos: SICOOB, nosso mantenedor desde 2023; SEBRAE, nosso apoiador institucional; e o GPTW, nosso apoiador no PDLA – Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas, que é nosso treinamento para Presidentes e Vice-Presidentes dos Conselhos e Núcleos Jovens. Além, claro, da conexão que temos pelo próprio sistema associativista, como as Coordenadorias da FACIAP – 12 ao todo, e que dividem o Paraná em regiões; e a CONAJE, a nossa Confederação Nacional de Jovens Empresários, a qual somos associados.
Quais são suas principais metas à frente da FACIAP Jovem?
Thanile: Estamos em um momento muito importante de expansão, sendo este o nosso principal foco na Gestão 25/26. Temos como visão de futuro nos tornarmos o maior movimento jovem associativista do Brasil, vinculado à CONAJE, em número de conselhos ativos até 2030. Atualmente estamos em 68 cidades do Paraná, e a meta traçada em parceria com os representantes regionais (os quais chamamos de VPs de Coordenadorias) é atingirmos 100 conselhos até o final de 2026. Além disso, 2025 marca os 20 anos de FACIAP Jovem. Entendemos ser este um momento importante de recuperarmos nossa história e destacar o trabalho de muitos que nos permitiram chegar até aqui.
Qual conselho você deixa para jovens empreendedores e jovens líderes?
Thanile: Antes de tudo: conheça o movimento associativista da sua cidade, e participe do movimento jovem. Sem dúvidas, ingressar no sistema foi um divisor de águas no meu desenvolvimento, e naturalmente, do meu negócio também. Após conhecer o movimento, se envolva e contribua. A melhor forma de nos tornarmos líderes é de fato “colocando a mão na massa”, e o nosso movimento permite muito essa possibilidade. Temos aqui um ambiente seguro, quase que laboratorial, para melhorarmos a nossa visão de liderança e gestão. Como recado final, reforço: conheça o movimento associativista jovem da sua cidade e região, e tenha a oportunidade de se conectar com jovens de todo o Paraná através da FACIAP Jovem.